(foto: Rio Open/Divulgação)
Deu Brasil na final por duplas do Rio Open! O tenista mineiro Marcelo Melo jogou ao lado de Rafael Matos. Os dois venceram os espanhóis Pedro Martinez e Jaume Muna por 2 sets a 0, nesse sábado (22/2), no Rio de Janeiro (RJ), e ficaram com o título.
Essa é a primeira vez que uma dupla formada somente por brasileiros leva o título. Também é a primeira conquista de Rio Open de Marcelo. Rafael Matos já venceu em solo brasileiro. No ano passado, foi campeão como dupla do colombiano Nicolás Barrientos.
Marcelo e Rafael jogam juntos desde meados do ano passado. Antes da conquista desse sábado, a dupla brasileira foi vice-campeões em Washington e em Buenos Aires, além de ter sido campeã do ATP 250 de Stuttgart.
O título foi bastante comemorado. Além da dupla, um torcedor especial vibrou muito: João Fonseca. O jovem tenista brasileiro acompanhou a partida e celebrou a conquista dos colegas. Veja vídeo:
Leia também:
O jogo
Em jogo equilibrado, Marcelo Melo e Rafael Matos conseguiram quebrar o serviço dos adversários e manter uma boa vantagem para vencer o primeiro set. No segundo, nova vitória, dessa vez mais apertada.
Os brasileiros tiveram que salvar nove brak-points em quatro games diferentes para manter o sonho do título vivo. Marcelo e Rafael aproveitaram dos erros dos espanhois para fechar mais um set e o jogo. Sonho concretizado e título na mão em casa!
Mineiro recordista
Nascido em Belo Horizonte, o mineiro Marcelo Melo alcançou um recorde com a conquista do Rio Open. Aos 41 anos, ele chegou a sua 39ª conquista e se tornou o duplista com maior número de títulos no circuito da ATP.
Somente o croata Mate Pavic alcançou tal feito. Não à toa, dividem o recorde.