Seria difícil imaginar uma estreia em Grand Slam melhor do que a de João Fonseca. Nesta terça-feira (14/1), o prodígio do tênis brasileiro de apenas 18 anos derrotou o russo Andrey Ryublev, número 9 do mundo, por 3 a 0 – 7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5) -, pela primeira rodada do Australian Open, em Melbourne, na Austrália.
Mais jovem entre os 128 tenistas do torneio, João precisou de 2h23 minutos para superar Ryublev e alcançar o maior feito da sua curta e meteórica carreira. Com o resultado, ele se igualou a Rafael Nadal – a lenda espanhola também venceu sua primeira partida em torneios de Grand Slam, em 2003, quando tinha apenas 17 anos.
Fonseca superou ícones como Guga, maior nome da história do Brasil do tênis masculino, Novak Djokovic, Roger Federer, Leyton Hewitt e Jannik Sinner, atual líder do ranking da ATP (Associação dos tenistas profissionais). Relembre as estreias de cada um dos citados.
Rafael Nadal era inspiração de João Fonseca
Rafael Nadal era a grande inspiração para João Fonseca em meio às lendas do tênis para a primeira participação em torneio de grand slam. O espanhol, que tinha acabado de completar 17 anos, venceu duas partidas logo na estreia na chave principal de um major.
Em Wimbledon 2003, Nadal bateu o croata Mario Ancic por 3 sets a 1 – 6/3, 6/4, 4/6 e 6/4 – logo na estreia. Depois disso, o espanhol venceu o britânico Leed Childs por 3 sets a 0 – 6/2, 6/4 e 6/3 – e só foi eliminado ao enfrentar o tailandês Paradorn Srichaphan, que ficou com a vitória também por 3 a 0 – 6/4, 6/4 e 6/2.
O primeiro título de Nadal “só” ocorreu dois anos depois. Em 2005, a lenda do tênis, que se aposentou em 2024, conquistou Roland Garros pela primeira das 14 vezes que ergueu a taça do grand slam na França.
Estreia de Guga
Grande nome do tênis brasileiro entre homens, Gustavo Kuerten estreou em torneios de grand slam em 1996, aos 19 anos. E não teve um bom desempenho naquela ocasião.
Após furar a quali, assim como João, Guga foi sorteado para duelar com o sul-africano Wayne Ferreira, que era o 10º cabeça de chave do torneio e havia sido número 6 do ranking da ATP no ano anterior. A derrota por 3 sets a 0 – 6/4, 7/5 e 7/6 (4) – decretou a queda precoce do brasileiro.
Mas o curioso é que o torneio na França foi o único de Guga em 1996, que disputou todos no ano seguinte e começou a fazer história. Em 1997, ele ficou na 1ª rodada em Wimbledon, segunda no Australian Open, terceira no US Open, e foi campeão de Roland Garros pela primeira vez.
Djokovic e Federer tiveram inícios diferentes
Enquanto Nadal acumulou vitórias logo na estreia em grand slam e Guga conquistou um major no ano seguinte à primeira aparição, Novak Djokovic e Roger Federer tiveram inícios diferentes em relação às outras lendas do tênis. Eles perderam na estreia e levaram mais de três anos após o primeiro jogo para conquistar um título de um dos quatro torneios mais importantes do esporte.
A primeira vez que Roger Federer participou de um grand slam foi em 1999, aos 19 anos. Em Roland Garros, o suíço enfrentou o australiano Patrick Rafter – terceiro cabeça de chave da competição – logo na estreia e perdeu por 3 sets a 1 (5/7, 6/3, 6/0 e 6/2). Nos anos seguintes, o atleta até melhorou o desempenho, mas só foi campeão quatro anos depois, em Wimbledon 2003.
Já Novak Djokovic teve desempenho ainda pior na estreia: venceu apenas três games em três sets disputados no Australian Open de 2005. Após furar o quali, o sérvio de 17 anos duelou com o russo Marat Safin – quarto cabeça de chave da competição – e foi derrotado por 3 a 0 – 6/0, 6/2 e 6/1. Ele só foi conquistar um título de major três anos depois, também na Austrália.
Lleyton Hewitt
Hewitt estreou em torneios Grand Slam em 1997, justamente na terra natal dele, a Austrália. Ao enfrentar o espanhol Sergi Bruguera, bicampeão de Roland Garros, Leyton tornou-se o participante mais jovem da história do Australian Open.
O tenista, no entanto, não conseguiu vencer Bruguera, 16 anos mais velho que ele – Sergi venceu o australiano por 3 sets a 0 (3-6, 4-6 e 3-6).
Em 2000, com 19 anos, Hewitt venceria seu primeiro Grand Slam: o US Open, nas duplas, ao lado de Max Mirrny.
No ano seguinte, ele se tornaria o jogador mais jovem a ser número 1 do mundo, com 20 anos – marco que seria superado só em 2022, pelo espanhol Carlos Alcaraz – e venceria o primeiro Grand Slam em simples – novamente o US Open. Em 2002, ele conquistou o Wimbledon.
Jannik Sinner
Atual número 1 do mundo, o italiano Jannik Sinner estreou em um Grand Slam aos 17 anos, no Australian Open de 2019. Na ocasião, ele enfrentou o australiano Alexeu Popyrin e perdeu de virada, por 3 sets a 1 – 6-7(3), 6-3, 6-2, 7-6 (4).
Cinco anos depois, ele se consagraria campeão do icônico torneio de Melbourne, aos 22 anos. Ainda em 2024, Sinner venceu o US Open e tornou-se o primeiro italiano a liderar o ranking de simples da ATP.
A notícia Tênis: João Fonseca se iguala a Nadal e supera Djokovic, Federer, Guga e outros ícones foi publicada primeiro no No Ataque por Rafael Cyrne