A fase final do Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei será realizada neste fim de semana (12 e 13/10) no Mineirinho, em decisões que marcarão o retorno do esporte ao ginásio após cinco anos e meio. Em entrevista ao No Ataque nesta sexta-feira (11/10), Filipe Ferraz e Guilherme Novaes, técnicos de Cruzeiro e Minas, respectivamente, falaram sobre o palco dos duelos e foi apontada uma mudança no estádio que impacta o jogo.
Multicampeão como atleta celeste, o agora treinador Filipe Ferraz comemorou o retorno dos jogos de vôlei ao Mineirinho, que é o grande ginásio de Minas Gerais. Além disso, o técnico do Cruzeiro apontou uma alteração no Mineirinho em relação à época em que ainda era jogador: a presença de cadeiras dará uma referência aos jogadores no momento que a bola vai para cima.
“Está bem bacana, mais estruturado. As cadeiras também. Antes, quando eu jogava, a gente jogava a bola para cima e perdia um pouco a referência. Hoje, com as cadeiras, nos dá um pouco mais de segurança de ver [a bola]. É um ginásio gigantesco. Os meninos tiveram um pouco dificuldade ali no início para pegar o espaço, tempo com bola, mas as coisas caminharam bem”
Filipe Ferraz, técnico do time de vôlei masculino do Cruzeiro
Já Guilherme Novaes definiu a possibilidade de disputar um título no Mineirinho como a “realização de um sonho”. O técnico do Minas também falou sobre a adaptação que os atletas tentaram fazer no treinamento desta sexta-feira (11/10) e os ajustes que terão que ser feitos para os duelos da fase final do Mineiro.
“Estar no Mineirinho como treinador é a realização de um sonho. Tenho certeza que, para diversos atletas, que é a primeira oportunidade de jogar nesse palco, é algo muito especial. Tem toda a adaptação em relação à altura, à profundidade do ginásio, mas nós nos portamos muito bem no treinamento e tenho certeza que a equipe chegará confiante”
Guilherme Novaes, treinador do time de vôlei masculino do Minas
As finais do Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei serão realizadas neste fim de semana. No sábado, pela fase de semifinal, Minas e Juiz de Fora duelam às 11h, enquanto Cruzeiro e Praia Clube entram em quadra às 13h.
Já no domingo, uma equipe se sagrará campeã no Mineirinho. Antes, às 9h30, a disputa do terceiro lugar ocorrerá no ginásio com os perdedores das semifinais. Já às 11h30, os finalistas disputam a taça do Mineiro Masculino de Vôlei, que foi conquistada pelo Cruzeiro nas últimas 14 oportunidades.