A Superliga Feminina de Vôlei já tem seis times classificados para a fase de playoffs. Os gigantes mineiros Praia Clube e Minas encabeçam a lista, que também tem dois representantes do estado de São Paulo e dois do Rio de Janeiro.
A seis rodadas do fim da fase iniciail, apenas cinco pontos separam o líder, Praia, que tem 38; do sexto colocado, o Sesc Flamengo, que soma 33. O vice, Minas, tem 36; o terceiro, Sesi Bauru, também; o quarto, Osasco, soma 35; e o quinto, Fluminense, também. Todas essas equipes já estão garantidas na fase eliminatória, mas nenhuma dela tem posição garantida.
Praia, Minas e Bauru confirmaram a classificação após o fim da 15ª rodada, com tropeços das equipes que ainda buscam entrar na zona de classificação à fase final – como a derrota do Brasília, que estava em oitavo, para o Mackenzie, por 3 sets a 2, na terça-feira da semana passada (28/1).
Já Osasco, Fluminense e Flamengo garantiram suas vagas após a derrota do Barueri para o Minas, por 3 sets a 0, no domingo (2/2), pela 16ª rodada da Superliga.
Décimo colocado, o Brasília, que joga nesta quarta-feira (5/2) contra o Brusque, para fechar a rodada, manterá remotas chances matemáticas de ultrapassar Flu e Fla se vencer a equipe catarinense e todas as outras partidas restantes. Mas, caso isso aconteça, teria que vencer confronto direto com o Maringá, atual oitavo, na 17ª rodada – assim, o time paranaense deixaria o G-8.
As duas vagas ainda não garantidas
Duas vagas seguem em disputa e hoje são ocupadas pelo mineiro Mackenzie, que tem 19 pontos e é o sétimo; e pelo paranaense Maringá, que soma 17. Outros três times têm chance de assegurar lugar na fase final: o Barueri, atual nono, com 13; o Brasília, 10º, que também tem 13; e o Pinheiros, 11º, com 11 pontos.
Essas cinco equipes também brigam para não cair para a Superliga B. Um dos times rebaixados já está definido – o lanterna Brusque somou apenas um ponto e não tem chances matemáticas de permanecer na elite – enquanto a outra vaga ainda está em aberto e hoje é ocupada pelo Pinheiros.
A classificação da Superliga Feminina de Vôlei
- Bauru – 36 pontos
- Minas – 35 pontos
- Praia Clube – 33 pontos (12 vitórias)
- Flamengo – 33 pontos (10 vitórias)
- Osasco – 32 pontos
- Fluminense – 30 pontos
- Mackenzie – 18 pontos
- Maringá – 15 pontos
- Barueri – 13 pontos (5 vitórias)
- Brasília – 13 pontos (4 vitórias)
- Pinheiros – 11 pontos
- Brusque – 1 ponto