A Série C do Campeonato Brasileiro definiu, neste sábado (24/8), os clubes classificados à segunda fase e os rebaixados à Série D. Todas as partidas da 19ª rodada do torneio nacional de pontos corridos foram disputadas à tarde.
A competição conta com 20 equipes que se enfrentaram em turno único. Após os duelos, os oito primeiros colocados avançaram à segunda fase, enquanto os quatro piores caíram de divisão.
O Botafogo-SP terminou a primeira fase na liderança na tabela, com 41 pontos. O time paulista teve uma campanha de 12 vitórias, cinco empates e duas derrotas. Outras sete equipes completaram o grupo dos classificados (veja abaixo).
- 1º) Botafogo-SP, com 41 pontos
- 2º) Athletic, com 40 pontos
- 3º) Ferroviária, com 36 pontos
- 4º) São Bernardo-SP, com 35 pontos
- 5º) Volta Redonda, com 34 pontos
- 6º) Ypiranga-RS, com 31 pontos
- 7º) Londrina, com 29 pontos
- 8º) Remo, com 26 pontos
Times rebaixados à Série D
Antes da 19ª rodada começar, o São José-RS era o único time sem chances de escapar do rebaixamento. Os gaúchos terminaram a primeira fase na lanterna, com apenas 11 pontos somados.
Ferroviário (19º, com 15 pontos), Aparecidense (18º, com 16) e Sampaio Corrêa (17º, com 19) também foram rebaixados após a conclusão dos jogos deste sábado.
Grupos da segunda fase da Série C
Agora, os oito clubes classificados à segunda fase da Série C serão divididos em dois grupos de quatro equipes cada (veja abaixo os grupos), com turno e returno. Os melhores de cada chave se garantem na Série B de 2025.
Segundo o regulamento da competição, o Grupo B terá o primeiro, quarto, quinto e oitavo colocados, enquanto o Grupo C o segundo, terceiro, sexto e sétimo.
Dessa forma, o Grupo B será composto por Botafogo-PB, São Bernardo-SP, Volta Redonda e Remo. Já o Grupo C terá Athletic, Ferroviária, Ypiranga-RS e Londrina.
A notícia Série C 2024: como ficaram os grupos da segunda fase foi publicada primeiro no No Ataque por Luiz Henrique Campos.