Um estádio com 35 mil lugares em suas arquibancadas está “escondido” em São Paulo. A praça esportiva no bairro do Butantã, na Zona Oeste da capital paulista, faz parte da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP).
O Estádio Armando de Salles Oliveira, conhecido como Estádio Olímpico da USP, foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 1975. Contudo, o evento foi transferido para a Cidade do México em razão de um surto de menigite que acometeu São Paulo.
Posteriormente, o espaço recebeu partidas da Copa São Paulo de Futebol Júnior e da Copa Pelé – competição realizada em 1987, 1989 e 1990 com estrelas do futebol que haviam encerrado a carreira profissional.
Com o passar dos anos, as arquibancadas do estádio foram se deteriorando. Reportagens dos sites ge.globo e UOL mostraram que a estrutura apresenta rachaduras, concreto desgastado, fungos e ferrugens. Em contrapartida, o campo apresenta bom estado de conservação, recebendo aulas de rúgbi e futebol.
Em 2019, o Estádio da USP foi tombado como patrimônio de São Paulo pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). Assim, ele só poderia passar por uma modernização de suas instalações caso as obras estejam de acordo com as regras estabelecidas pelo órgão público.