O São Paulo não conseguiu emendar uma sequência de vitórias e empatou com o Juventude, por 0 a 0, na noite deste domingo (21/7), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mané Garrincha, em Brasília. O time gaúcho, mandante do jogo, teve um gol anulado após revisão do VAR, no segundo tempo.
Com o resultado, o Tricolor caiu para a quinta posição, com 31 pontos, saindo do G4. O Juventude se mantém em 12° lugar, com 21 pontos.
Juventude e São Paulo voltam a campo pela 19ª rodada do Brasileirão na quarta-feira (24). O time gaúcho enfrenta o Cruzeiro, às 19 horas (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O Tricolor recebe o Botafogo, às 19h30, no Morumbis, em São Paulo.
O jogo
O São Paulo teve a primeira chegada aos três minutos. Alan Franco abriu com Ferreirinha pela esquerda, o camisa 47 avançou e cruzou na área para André Silva, que não conseguiu pegar em cheio. Com seis minutos, o Tricolor teve boa trama em tabela de Lucas Moura e André Silva, mas o atacante mandou para fora, com perigo. Pouco depois, Luciano arriscou da entrada da área, com uma pancada que parou nas mãos de Gabriel. Aos 14, Ferreirinha cobrou escanteio na área, Arboleda subiu e cabeceou próximo da meta do Juventude.
Minutos depois, os gaúchos tentaram a primeira chegada. Lucas Barbosa mandou para Jean Carlos. O meia cruzou na área e mandou para fora. O jogo deu uma esfriada e o São Paulo quase marcou aos 31. Luciano ficou com a sobre depois de cobrança de falta e bateu de fora da área. A bola explodiu no travessão e bateu no peito de Gabriel. Na sequência André Silva finalizou de longe e mandou pelo lado de fora. O Juventude assustou a defesa são-paulina aos 38. Jean Carlos levantou na área, Jadson cabeceou, mas mandou para fora.
Logo no início do segundo tempo, Rafael fez uma defesa em uma bola cruzada de Jean Carlos. Por volta dos sete minutos, Patryck foi até o fundo, cruzou para trás e o defensor fez o corte. Aos 11 minutos, Ferreirinha desperdiçou a chance de abrir o marcador. Lucas deu bom cruzamento para o companheiro, na entrada da área, o atacante dominou e errou a finalização, mandando para fora.
Apesar de ter a posse de bola, o Tricolor teve dificuldades para criar chances de perigo. As equipes, então, protagonizaram um segundo tempo morno, sem muitas chances. Com dificuldades para achar espaços, a alternativa Tricolor era arriscar à distância. Aos 27, o Juventude chegou a abrir o placar, com Erick Farias, que venceu a marcação são-paulina, bateu de fora da área. A bola pingou na frente de Rafael e enganou o goleiro. O VAR pediu revisão e o lance foi anulado por um toque no braço de Taliari no início da jogada.
Aos 37, Wellington Rato cruzou na área e Gabriel se antecipou para fazer o corte. O Juventude teve nova chance aos 42 minutos. Erick Farias conseguiu bom passe para para Gabriel Taliari, que soltou a pancada. A bola carimbou a o travessão e pingou em cima da linha, assustando o Tricolor. Nos acréscimos, Rato cobrou escanteio na área, a bola desviou em Lucas, e Galoppo não conseguiu alcançar para concluir.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE 0 X 0 SÃO PAULO
Local: Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 21 de julho de 2024, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa/RN)
Cartão vermelho: Carlos Gruezo (São Paulo)
Cartões amarelos: Jadson, Rodrigo Sam, João Lucas e Caíque (Juventude); Zubeldía (técnico), Carlos Gruezo (auxiliar), Alan Franco e Luciano (São Paulo)
GOLS: nenhum
Juventude: Gabriel; João Lucas, Lucas Freitas, Rodrigo Sam e Alan Ruschel (Gabriel Inocêncio); Jadson (Luis Oyama), Caique e Jean Carlos (Ewerthon); Lucas Barbosa (Mandaca), Erick Farias e Gilberto (Gabriel Taliari).
Técnico: Jair Ventura
São Paulo:Rafael; Rafinha (Ferraresi), Arboleda, Alan Franco e Patryck; Luiz Gustavo, Bobadilla (Galoppo) e Luciano (Wellington Rato); Lucas, Ferreira (Rodrigo Nestor) e André Silva (Juan).
Técnico: Zubeldía