(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
A torcida do Cruzeiro presente na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, não ficou satisfeita com o que viu em campo. Após a derrota por 2 a 1 para o Democrata-GV, nessa quarta-feira (12/2), pela oitava rodada do Campeonato Mineiro, vaiou a atuação dos atletas e exigiu raça. Recém-chegado, o técnico Leonardo Jardim clamou por apoio e paciência.
O comandante português aceitou o convite celeste sabendo que enfrentaria outro adversário fora de campo: o imediatismo. Logo no primeiro jogo à frente da Raposa, testemunhou cobranças ao elenco – não a si.
“Sabia que a cobrança no Brasil é grande. Os adeptos querem ganhar, são apaixonados pelo clube. Com certeza que neste momento eles não estão felizes com a equipe. Às vezes, individualizamos algumas situações… Estamos todos num momento baixo e queremos superar isso, não é somente um jogador ou outro”, iniciou.
O treinador acredita que sofreu gols em falhas técnicas e destacou ações positivas: “Tentamos estimular a movimentação, apoiá-la, jogar nos corredores, criar dinâmicas de construção, tentávamos fazer”. Em seguida, lembrou que a equipe está em início de trabalho e falou diretamente com os fãs celestes.
“Temos que continuar a acreditar. Eu peço o apoio aos adeptos. São estes os jogadores que nós temos, esta é a equipa do Cruzeiro e temos que os apoiar e dar um pouco mais de tempo para ver se eles conseguem evoluir e ganhar também os níveis de confiança que necessitam para dar os resultados”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
O comandante optou por iniciar o último duelo da etapa classificatória do Estadual com: Léo Aragão; Fagner, Jonathan Jesus, Lucas Villalba e Marlon; Walace, Lucas Silva e Eduardo; Bolasie, Marquinhos e Tevis. Ao longo do confronto, acionou William, Kaiki, Matheus Pereira, Rodriguinho e Dudu, mas não obteve resultado.
Durante a coletiva de apresentação, nessa segunda-feira (10/2), Leonardo Jardim destacou que está preparado para enfrentar o desafio no Brasil, mas fez ressalva sobre a construção do trabalho: “Mas temos de acreditar que um projeto é uma construção. E é difícil fazer um telhado, os acabamentos, sem fazer a base… Não por acaso os maiores clubes do mundo têm uma consistência em termos de técnicos, de projeto. Temos esse exemplo no Brasil, de clubes que mantêm técnicos há alguns anos e têm algum sucesso”.
Sócio majoritário da Raposa, Pedro Lourenço mostrou confiança no projeto do treinador, deu respaldo às aspas e garantiu que ele terá tempo: “Tenho certeza plena que fará um grande trabalho, vai ter tempo para trabalhar. Está pegando uma locomotiva andando. Com a experiência que tem, vai conduzir bem os jogadores”.
Cruzeiro vai ao mercado?
Também na segunda-feira, Leonardo Jardim disse que precisa de tempo para conhecer o elenco e revelou que fez indicações à diretoria: “Nossa ideia é iniciar com o elenco que temos. Mas, com certeza, internamente já dei algumas informações ao presidente e ao Alexandre (Mattos) de situações que podemos melhorar para o Cruzeiro ser cada vez mais competitivo”
Logo depois, afirmou que o time precisa de “mais soluções para a zaga”. Visto que João Marcelo passar por cirurgia devido a lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito e vai desfalcar a equipe por tempo indeterminado, a Raposa buscará outro defensor indicado pelo comandante.
Cruzeiro na semifinal do Mineiro
Em primeiro do Grupo C, com 11 pontos, o Cruzeiro avançou à semifinal do Mineiro como o terceiro líder mais bem colocado. No mata-mata, portanto, medirá forças com o América, que encerrou a fase de grupos na liderança do Grupo B, com 13 tentos.
Embora tenha rechaçado a derrota para o Democrata, Leonardo Jardim enxergou um aspecto positivo: “São erros do futebol. Ainda bem que erramos hoje a este nível porque é mata-mata no próximo jogo e temos que ser mais competentes e fortes”.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) reservou os dias 15 e 16 de fevereiro para os jogos de ida da semifinal e 22 e 23 para os confrontos de volta. Com melhor campanha, o América manda a segunda partida em casa, no Independência. Posteriormente, a entidade detalhará os dias e os horários dos duelos.