Adversário do Brasil nas quartas de final do basquete, os Estados Unidos foram para Olimpíada de Paris com um único objetivo: serem campeões. A motivação para isso parte, sim, da tradição do país no esporte, mas também de um comentário feito por um compatriota dos astros da National Basketball Association (NBA) que formam o elenco estadunidense.
Campeão dos 100 metros rasos nos Jogos de Paris, Noah Lyles causou polêmica no ano passado ao comentar sobre os campeões da NBA. Após conquistar dois ouros no Mundial de Budapaeste, em agosto, o estadunidense questionou porque atletas do basquete se consideravam campeões mundiais após venceram a liga nacional.
“Tenho que ver as finais da NBA e vê-los se chamando de ‘Campeões do Mundo’. Campeões mundiais do quê? Dos Estados Unidos? Não me leve a mal, eu amo os EUA, às vezes, mas não somos o mundo,”
Noah Lyles, atleta dos Estados Unidos
“Aqui (no Mundial de Atletismo), sim, somos o mundo. Aqui, todos os países estão representados, lutando para ganhar. Na NBA, não existem bandeiras. Devemos fazer mais. Devemos representar o mundo”, completou o corredor.
Jogadores da NBA responderam Noah Lyles
A fala de Lyles pegou mal entre os jogadores da NBA. Alguns chegaram a rebatê-lo publicamente, como o ala-pivô Kevin Durante, que é titular da Seleção dos Estados Unidos em Paris.
Em comentário nas redes sociais, Durant escreveu “alguém ajude esse cara”. O também ala-pivô Aaron Gordon, que não faz parte do Dream Team, foi além e desafiou Noah Lyles: “Tanto faz. Eu acabo com ele no 200m”.
Dream Team foi formado após declaração de Lyles
Após a declaração de Lyles, os atletas da NBA começaram a se juntar para formarem melhor elenco possível para disputar a Olimpíada de Paris. É fato que a declaração do compatriota não foi a única motivação para o reunião do Dream Team.
Pesou também o fato de essa serem os últimos Jogos da carreira do astro LeBron James e também o desejo de “apagar” a campanha no último mundial de basquete – no qual os EUA terminaram na quarta posição.
Brasil x Estados Unidos na Olimpíada de Paris
Brasil e Estados Unidos se enfrentam nesta terça-feira (6/8), a partir das 16h30 (de Brasília), na AccorHotels Arena, em Paris. Quem passa encara o vencedor de Sérvia x Austrália.
Seleção Estadunidense na Olimpíada de Paris
Os Estados Unidos fizeram justiça ao título de seleção e formaram uma equipe com os melhores jogadores possíveis. Apesar dos amistosos preparatórios que, mesmo sem derrotas, levantaram suspeitas em relação ao desempenho, o Dream Team está mostrando o porquê de ser favorito ao ouro.
A equipe liderada por LeBron James venceu todos os jogos da fase de grupos, na qual enfrentou Sérvia, Sudão do Sul e Porto Rico. Agora, vive a expectativa das quartas de final. Para os estadunidense, o duelo contra o Brasil é um alívio, já que vai enfrentar um time mais fraco em relação aos outros do mata-mata.
Elenco dos Estados Unidos na Olimpíada de Paris
- Bam Adebayo – Miami Heat
- Devin Booker – Phoenix Suns
- Anthony Davis – Los Angeles Lakers
- Kevin Durant – Phoenix Suns
- Anthony Edwards – Minnesota Timberwolves
- Joel Embiid – Philadelphia 76ers
- Tyrese Haliburton – Indiana Pacers
- Jrue Holiday – Boston Celtics
- LeBron James – Los Angeles Lakers
- Derrick White – Boston Celtics
- Jayson Tatum – Boston Celtics
- Stephen Curry – Golden State Warriors