Pentacampeão mundial e ex-dono do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno quer ser presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O ex-centroavante vai se candidatar ao cargo na próxima eleição, que ocorrerá entre março de 2025 e março de 2026.
“Eu tenho centenas de motivações, mas a maior delas é voltar com o respeito do futebol brasileiro a nível mundial. O que mais acontece comigo nas ruas são as pessoas parando e pedindo para eu voltar a jogar, porque a situação da Seleção não é das melhores neste momento, tanto dentro de campo quanto fora”, disse Ronaldo em entrevista ao ge.globo.
Para que a candidatura de Ronaldo seja oficial, ele precisará ser apoiado por pelo menos quatro federações estaduais e quatro clubes.
“Esse anúncio é justamente para isso, para mandar uma mensagem aos presidentes de federações de clubes de que eu sou um candidato à presidência da CBF, tenho planos incríveis, e antes de que qualquer um se comprometa com seu voto, eu gostaria de ter uma conversa pessoal com cada um. Vou rodar o Brasil para sentir isso de cada um.”
Ronaldo, ex-jogador de futebol
Atualmente, a entidade é presidida por Ednaldo Rodrigues, que tem mandatado até março de 2026. A partir de março de 2025, o baiano já poderá convocar as eleições.
As 26 federações estaduais – mais a do Distrito Federal -, os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, e os 20 da Série B formam o colégio eleitoral.
Ronaldo já havia falado sobre desejo de presidir CBF
Em novembro, durante evento em São Paulo, Ronaldo comentou sobre as notícias que saíram sobre ele se candidatar à presidência da CBF. À época, entretanto, ele desconversou sobre a participação no pleito.
“Há muitos anos já falo da minha ideia de um dia ser presidente da CBF, e isso não mudou. Vamos aguardar o momento certo de fazer isso acontecer. Estou extremamente preparado para esse momento. Obviamente o futebol brasileiro precisa de mudanças grandes. Mas não quer dizer absolutamente nada, não sou candidato. Não tem eleição à vista. É só a minha vontade, que não mudou de muito tempo para cá”, disse o ex-atacante.
A notícia Ronaldo Fenômeno confirma candidatura à presidência da CBF: ‘Voltar com o respeito’ foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque