(foto: Mourão Panda / América)
O Atlético vai enfrentar o Tocantinópolis, nesta terça-feira (18/2), no Estádio João Ribeiro. Há dois anos, no mesmo palco, o América eliminava o time da casa em jogo marcado por apagão.
Em 28 de fevereiro de 2023, o Coelho visitava o Tocantinópolis pela primeira fase da Copa do Brasil – a mesma que o Atlético disputará nesta terça. Logo aos 10 minutos da primeira etapa, Wellington Paulista, de pênalti, abriu o placar para o América.
O que se desenhava como uma vitória tranquila para o time mineiro, tomou um tom mais dramático. Aos 23′, a partida foi paralisada por conta de um apagão do estádio – e assim seguiu por mais de uma hora.
Após reestabelecimento da rede elétrica do Estádio João Ribeiro, a partida reiniciou, e o América voltou a pressionar. Wellington Paulista chegou a balançar as redes outra vez, mas o gol foi anulado por impedimento.
Na segunda etapa, o “apagão” foi no psicológico da equipe mineira, que cedeu o empate logo aos 3 minutos. O jogo, que antes parecia controlado pelo América, tomou outro rumo, com chances para os dois lados.
Por fim, as equipes não aproveitaram as oportunidades, e o placar seguiu o mesmo: 1 a 1. O Coelho, que estava na Série A do Campeonato Brasileiro daquele ano, avançou para a segunda fase por ter melhor colocação no ranking da CBF que o adversário.
O Atlético, por outro lado, não terá a mesma sorte em caso de empate com o Tocantinópolis. O regulamento da Copa do Brasil foi alterado para esta temporada, e, em caso de igualdade no placar, o confronto será definido nos pênaltis.
Naquele ano, o América ainda eliminou Santa Cruz, Nova Iguaçu e Internacional da Copa do Brasil. O Coelho foi cair nas quartas de final, nos pênaltis, para o Corinthians.