O Retrô é campeão da Série D do Campeonato Brasileiro! O time pernambucano venceu o Anápolis-GO por 3 a 1 neste domingo (29/9), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, e ficou com a taça da competição.
A equipe contou com o apoio da torcida para reverter a vantagem do time goiano, que havia vencido por 2 a 1 no jogo de ida. A vitória foi conquistada com gols de Fialho, Mascote e João Pedro.
Essa é a primeira vez em que o Retrô levanta o troféu da Série D. O grande goleador da equipe na competição foi Mascote, com nove gols – um a menos do que o artilheiro Thiaguinho, do Treze.
O time é comandado por Angelo Luiz, de 52 anos. Esse é o primeiro trabalho dele como técnico profissional.
Retrô e Anápolis já haviam garantido a vaga na próxima Série C. Além deles, se classificaram para a Terceira Divisão o Itabaiana e o Maringá.
A campanha do Retrô
O Retrô disputou a primeira fase da Série D no Grupo A4 ao lado de Itabaiana, Jacuipense, ASA, CSE, Juazeirense, Petrolina e Sergipe. Após 14 rodadas, a Fênix se classificou em segundo lugar, com 26 pontos. A equipe de Pernambuco venceu oito partidas, empatou duas e perdeu quatro – aproveitamento de 61%.
O Itabaiana teve a melhor campanha do grupo, também com 26 pontos. O time de Sergipe conseguiu a liderança no saldo de gols – dez contra nove do Retrô. As equipes balançaram as redes o mesmo número de vezes (21), mas a Fênix sofreu um gol a mais (12).
Também avançaram no Grupo A4 o Jacuipense, em terceiro lugar, com 23 pontos; e o ASA, em quarto, com 21.
Retrô no mata-mata da Série D
O mata-mata da Série D foi peculiar para o Retrô. A Fênix passou por todas as fases em disputas de pênaltis. Foram quatro decisões consecutivas que consagraram o goleiro Darley como o “Rei dos Pênaltis”. Ele defendeu, afinal, oito penalidades nessas disputas contra América-RN, Manauara, Brasiliense e Itabaiana.
O primeiro adversário da Fênix foi o América-RN, que se classificou na primeira fase como terceiro colocado do Grupo A3. No primeiro jogo, na Arena das Dunas, os times empataram por 1 a 1. Novo empate na Arena de Pernambuco, na segunda partida, dessa vez, sem gols. Na disputa por pênaltis, o Retrô venceu por 7 a 6.
Nas oitavas de final, o Retrô encarou o Manauara, que foi o líder do Grupo A1 e depois eliminou o Tocantinópolis na segunda fase. O jogo de ida foi disputado na Arena de Pernambuco: a Fênix venceu por 2 a 0. Contudo, no confronto fora de casa, perdeu por 2 a 0. Novamente nos pênaltis o time pernambucano saiu vitorioso: 4 a 1.
O adversário das quartas de final foi o Brasiliense. O Jacaré avançou em primeiro no Grupo A5 e derrotou na sequência Real Noroeste e Brasil de Pelotas. Diante do Retrô, em decisão valendo vaga na Série C, veio a queda. A Fênix venceu a primeira partida, em casa, por 1 a 0. Na volta, vitória do Brasiliense por 1 a 0. A decisão por pênaltis consagrou o Retrô novamente com triunfo por 3 a 2.
Enfim, na semifinal, o Retrô reencontrou o Itabaiana. Na fase de grupos, o Tremendão da Serra venceu as duas partidas contra a Fênix por 2 a 1 – a primeira na Arena de Pernambuco e a segunda no Barretão. No mata-mata, mais uma vitória do Itabaiana: venceu o primeiro jogo da semi, fora de casa, por 1 a 0. Na volta, em Sergipe, o Retrô descontou o placar de 1 a 0 e, pela quarta vez seguida, eliminou um rival nos pênaltis: 4 a 3.
Veja os jogos do Retrô no mata-mata da Série D
- Segunda fase
América-RN 1 x 1 Retrô – Arena das Dunas – 27/07
Retrô 0 x 0 América-RN (7 a 6 nos pênaltis) – Arena de Pernambuco – 04/08 - Oitavas de final
Retrô 2 x 0 Manauara – Arena de Pernambuco – 11/08
Manauara 2 x 0 Retrô (1 a 4 nos pênaltis) – Colina – 17/08 - Quartas de final
Retrô 1 x 0 Brasiliense – Arena de Pernambuco – 25/08
Brasiliense 1 x 0 Retrô (2 a 3 nos pênaltis) – Boca do Jacaré – 01/09 - Semifinal
Retrô 0 x 1 Itabaiana – Arena de Pernambuco – 08/09
Itabaiana 0 x 1 Retrô (3 a 2 nos pênaltis) – Etelvino Mendonça – 15/09
Final
Anápolis 2 x 1 Retrô – 22/9 – Estádio Jonas Alves Ferreira Duarte
Retrô 3 x 1 Anápolis – Arena de Pernambuco 29/9