O Cruzeiro está passando por uma grande reformulação interna antes do início da temporada de 2025. Até o momento, três profissionais de diferentes áreas já foram desligados do clube após o fim do Campeonato Brasileiro. E a promessa é de mais outras movimentações antes mesmo da virada do ano.
No Ataque apurou que o Cruzeiro quer dar a ‘cara’ da gestão Pedro Lourenço ao clube. Ou seja, alguns funcionários que foram contratados ainda na gestão de Ronaldo Fenômeno à frente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) devem dar lugar a outros de confiança da nova diretoria.
A primeira mudança foi na parte administrativa. Lourenço definiu um novo gerente de futebol após a saída de Pedro Costa em 2 de julho deste ano. O gestor encaminhou a chegada de Rodrigo Ramos, um velho conhecido de Alexandre Mattos. Eles foram companheiros de trabalho no Athletico-PR de março de 2022 até dezembro de 2023.
Rodrigo Ramos estava desempregado desde julho. O profissional também acumula passagens por São Paulo e Vasco.
Mudanças diretas no futebol
A saída mais impactante foi a de Edu Dracena. O ex-zagueiro alegou motivos pessoais para deixar o cargo de diretor de futebol. Segundo o executivo, ele precisava voltar para perto dos filhos, que ficaram em São Paulo.
Além dele, o chefe do departamento de scout, Rafael Vieira também deixou a Toca da Raposa 2. À época de sua chegada, ele foi convidado por Mattos para reeditar o trabalho feito no Furacão.
As duas vagas ainda não foram preenchidas pelo Cruzeiro.
Trocas no departamento médico e na fisiologia
A diretoria do Cruzeiro também se mostrou incomodada com a série de lesões e o alto tempo de recuperação que afetaram diretamente o elenco em 2024. Por isso, decidiu fazer mudanças no setor de saúde e performance do clube.
O fisioterapeuta Eduester Lopes, que ocupava o cargo de gerente do departamento de saúde, se despediu da Raposa nessa terça-feira (10/12) após quase nove anos de serviços prestados.
“Agora é hora de enfrentar novos desafios e alcançar mais metas que tracei na minha carreira, mas com a certeza e alívio de que sempre fiz o melhor para o Cruzeiro através de um trabalho digno e honesto!”, publicou nas redes sociais.
Para o lugar de Edu, o Cruzeiro tem conversas bem adiantadas com Jomar Ottoni, que já esteve no clube em uma época de sucesso: a do bicampeonato brasileiro de 2013 e 2014.
Jomar está no América, mas acerta os últimos detalhes para a rescisão de contrato para fechar com o clube celeste.
A mudança mais recente na Raposa foi a oficialização da saída de Túlio Flôres. O preparador físico, que integrava a equipe do técnico Fernando Diniz, deixou o clube oficialmente nessa quarta-feira (11/12).
Túlio estava no Cruzeiro desde março de 2023, quando foi contratado ainda sob a gestão de Ronaldo Fenômeno à frente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste. Ainda não há um nome definido para o setor.
Como soube a reportagem, outras áreas do clube devem sofrer algumas mudanças nos próximos dias.