O congolês Yannick Bolasie foi anunciado nesta sexta-feira (27/12) como reforço do Cruzeiro para a temporada de 2025. Destaque do Criciúma na Série A do Brasileiro de 2024, o atacante de 35 anos “inventou” e deu nome a um drible enquanto jogava na Premier League: o Bolasie Flick é uma marca da carreira do jogador.
Na sua primeira temporada no futebol brasileiro, Bolasie participou de 36 partidas pelo Criciúma, marcou oito gols e distribuiu quatro assistências. Bastante comunicativo, o atleta viralizou nas redes sociais e ganhou milhares de seguidores brasileiros.
A história de Bolasie
O reforço do Cruzeiro nasceu em Lyon, na França, mas optou por defender a Seleção do Congo – país onde os pais dele nasceram. Bolasie já disputou duas vezes a Copa Africana de Nações, em 2015 e em 2019.
O atleta foi revelado nas categorias de base do Hillingdon Borough, da Inglaterra, país em que construiu a maior parte da carreira. O time em que ele mais se destacou foi o Crystal Palace, equipe que disputa a Premier League há anos.
Na principal liga do mundo, Bolasie ficou famoso pela grande habilidade para realizar dribles inusitados e diferentes, tipo “freestyle”. O congolês até “inventou” uma finta, que passou a ser batizada com o nome dele: “Bolasie Flick”, ou “Finta do Bolasie”, que consiste em um giro 360º com uma cavadinha na bola ao final. No vídeo abaixo, o próprio jogador ensina a fazer a jogada.
O bom desempenho dele no Palace levou o Everton, tradicional time da Inglaterra, a comprá-lo por altas cifras: 25 milhões de libras (cerca de R$ 102 milhões, na cotação da época). Lá, contudo, ele não conseguiu fazer jus ao investimento.
Além de Hillingdon Borough, Crystal Palace e Everton, Bolasie também atuou por Aston Villa, Barnet, Plymouth Argyli, Millwall, Bristol City, Middlesbrough, Swansea City (todos do Reino Unido), Anderlecht (Bélgica), Sporting (Portugal) e Çaikur Rizespor (Turquia).