O técnico Ramon Menezes virou assunto na web durante o jogo entre Brasil e Argentina, nesta sexta-feira (24/1), pela primeira rodada da fase de grupos do Sul-Americano Sub-20. A Seleção viveu uma noite aterrorizante ao perder para a Albiceleste pelo impressionante placar de 6 a 0, no Estádio Misael Delgado, em Valencia, na Venezuela.
Na rede social X, jornalistas esportivos e perfis dedicados a conteúdos sobre futebol criticaram a trajetória de Ramon à frente das equipes de base do Brasil. Ele foi contratado em 8 de março de 2022, inicialmente para a categoria sub-20, porém dirgiu também o sub-23 e até mesmo o grupo principal (na condição de interino após a saída de Tite).
Retrospecto de Ramon Menezes
Considerando somente a frieza dos números, o retrospecto de Ramon é positivo. Pelo sub-20, são 10 vitórias, dois empates e três derrotas. Já no sub-23, o treinador ganhou oito jogos, empatou um e perdeu três. Todavia, o Brasil se deu mal em duelos decisivos ou quando encarou adversários com tradição no futebol.
No Mundial Sub-20 de 2023, a Seleção perdeu para Israel nas quartas de final, por 3 a 2, na prorrogação. O time contava com Marcos Leonardo, ex-Santos e atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita; Andrey, cria do Vasco que pertence ao Chelsea e está emprestado ao Strabourg, da França; e Savinho, revelação do Atlético que defende o Manchester City, da Inglaterra.
Na fase de grupos, o Brasil ficou em primeiro, com seis pontos, à frente de Itália e Nigéria no saldo de gols. Nas oitavas de final, bateu a Tunísia po 4 a 1. A trajetória que parecia promissora foi ofuscada pela perserverança da Seleção de Israel, que buscou o empate por duas vezes e conseguiu a virada no tempo extra.