Rafaela Silva sairá de Paris 2024 sem medalha na categoria até 57kg. Nesta segunda-feira (29/7), a carioca de 32 anos perdeu a disputa pelo bronze para a japonesa Haruka Funakubo, na Arena Champs-de-Mars, na capital francesa. A luta foi definida no VAR, por punições, após cinco minutos de golden score.
A campeã olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, iniciou bem a caminhada em busca do pódio. Derrotou Maysa Pardayeva (Turcomenistão) nas oitavas de final e Eteri Liparteliani (Geórgia) nas quartas. Na semifinal, porém, perdeu para a sul-coreana Mimi Huh e foi para a disputa do bronze.
Esta não foi a última chance de Rafaela Silva conquistar uma medalha em Paris 2024. Ela vai compor a equipe mista do Brasil, que competirá neste sábado (3/8).
Medalhas do judô
O Brasil tem duas medalhas olímpicas no judô em Paris 2024: prata com Willian Lima e bronze com Larissa Pimenta.
Quem é Rafaela Silva?
Rafaela Silva iniciou a trajetória na Cidade de Deus, favela na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e ganhou o planeta.
Ela é uma das atletas mais importantes da história do judô brasileiro. Entre outras conquistas, celebrou o ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Rafaela, ainda, foi campeã mundial em 2013 (Rio) e 2022 (Tashkent, no Uzbequistão). Ganhou também duas etapas do circuiu mundial, em 2022 (Almada, Portugal) e 2023 (Antalya, Turquia).
Aos 32 anos, chegou a Paris 2024 como uma das candidatas ao pódio e número 4 do ranking mundial. É uma reviravolta, especialmente após ser flagrada no antidoping em 2019.