Milhares de torcedores de Racing e Cruzeiro já se encontram em Assunção, capital do Paraguai, para a grande final da Copa Sul-Americana, que será disputada entre as equipes no estádio Nueva Olla, neste sábado (23/11), a partir das 17h (de Brasília). No total, a cidade espera receber cerca de 50 mil pessoas. Por isso, o governo federal do país sul-americano montou mega operação de segurança máxima.
Um número extenso de políciais foi mobilizado: no total, mais de 29 mil, de acordo com entrevista do comissário Héctor Fernández para a rádio paraguaia Monumental 1080. Além disso, três mil militares foram espalhados pelos principais trajetos de acesso ao país, contando com a colaboração das Forças Armadas da Argentina e da Polícia Federal brasileira.
O enfoque da segurança paraguaia está nos “corredores migratórios”, que se iniciam nos postos de fronteira com a Argentina e com o Brasil e se encerram em Assunção. O principal caminho da torcida do Cruzeiro será o corredor sul, que conta com o apoio das forças policiais das cidades de Alto Paraná, Foz de Iguazú e Itapúa, do Paraguai.
Autoridades irão se posicionar em pontos estratégicos do Paraguai, como nas entradas e saídas do país e locais de interesse turístico.
Ao chegarem na capital paraguaia, os torcedores de ambos os times serão concentrados na Costanera, um dos principais pontos turísticos de Assunção. Os cruzeirenses ficarão na parte sul da orla, enquanto os torcedores do Racing estarão na norte.
Acesso ao estádio da final da Sul-Americana
Para a segurança no entorno do Nueva Olla, palco da decisão, o governo paraguaio se adiantou e impediu a entrada no país de torcedores que estão proibidos de frequentar eventos esportivos. Além disso, as autoridades se reuniram com líderes das principais torcidas organizadas de Racing e Cruzeiro (La Guardia Imperial e Máfia Azul, respectivamente), bem como dirigentes dos clubes, para evitar enfrentamentos.
A Conmebol também anunciou uma lista de objetos que não poderão entrar no estádio que sediará a final. Além de elementos proibidos usualmente, como bombas e armas, foram proibidos rolos de papel e bandeiras de mastro.
Em 2019, o mesmo estádio sediou a final da Sul-Americana entre Independiente del Valle, do Equador, e Colón, da Argentina. Foram cerca de 45 mil torcedores que chegaram a Assunção, em grande maioria argentinos.
A notícia Racing x Cruzeiro: a mega operação do Paraguai para a final da Sul-Americana foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque