Judoca mais experiente da delegação brasileira no judô, Rafael Silva, o ‘Baby’, foi convocado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para representar o país na categoria 100kg+. O atleta estreia em Paris nesta sexta-feira (2/8).
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres (2012, Bronze) e Rio (2016), ‘Baby’ irá participar do torneio pela última vez. Empatado com Tiago Camilo (-95kg) e Aurélio Miguel (-73kg), Rafael é o brasileiro que mais garantiu medalhas para o país no Judô e pode se isolar nesta lista caso chegue ao pódio outra vez.
O atleta ocupa a 13ª posição no ranking mundial na categoria em que disputa, com 3415 pontos. Aos 37 anos, o judoca irá disputar a quarta Olimpíada da carreira (Londres, Rio, Tóquio e Paris) e anunciou que essa será sua última participação no torneio.
Carreira
‘Baby’ começou a praticar judô aos 15 anos e se apaixonou pelo esporte. O atleta se destacou ainda jovem e não demorou para passar a ser convocado pela Seleção Brasileira. Após uma relevante ascensão em 2010, venceu a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, no ano seguinte.
Posteriormente, o judoca se estabeleceu como um dos principais atletas brasileiros no esporte e foi multicampeão em diferentes competições, com conquistas individuais e coletivas. Atualmente, ‘Baby’ tem duas medalhas em Olimpíadas, 13 em Jogos Pan-Americanos e quatro medalhas no mundial de Judô.
Trajetória até Paris
Após ficar na sétima posição na Olimpíada de Tóquio, o sul-matogrossense pensou que aquela seria a última participação que faria na competição.
Porém, no Mundial de Judô em 2023 (Doha), ‘Baby’ se tornou o atleta mais velho, 36 anos na época, a vencer uma medalha no campeonato. Na ocasião, ele superou Temur Rakhimov, número 1 no ranking mundial da categoria naquele período, e garantiu o bronze.
Por conta dos bons desempenhos que obteve, em abril deste ano, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou a convocação de Rafael para representar o país na categoria 100kg+. No fim desse mês, ‘Baby’ participou dos Jogos Pan-Americanos de judô, no Rio de Janeiro. O brasileiro venceu a prata no peso pesado e o ouro na competição por equipes mistas. Pensando na preparação para os Jogos de Paris, o atleta optou por não participar do Campeonato Mundial de judô 2024, em Abu Dhabi.
“Eu sei que minhas chances são menores do que em 2012, 2016 e 2020. Só que ao mesmo tempo eu tenho essa convicção de que é possível. Dependendo da configuração da chave e o que acontece na competição. Ano passado eu não era favorito para ganhar uma medalha mundial e eu ganhei”, disse ‘Baby’ em entrevista ao podcast do Time Brasil.
A delegação de judô do Brasil é composta por: Willian Lima (66kg), Daniel Cargnin (73kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva “Baby” (100kg+), Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mayra Aguiar (78kg) e Beatriz Souza (+78kg).
Ficha técnica
- Nome: Rafael Carlos Silva (Baby);
- Modalidade: Judô (100kg+);
- Data de nascimento: 11/05/1987;
- Local de nascimento: Campo Grande (MS);
- Olimpíadas anteriores: Londres (2012), Rio (2016) e Tóquio (2020);
- Principais conquistas: Bronze em 2012 (Londres) e 2016 (Rio) nos Jogos Olímpicos; Prata em 2011 (Guadalajara) e Bronze em 2023 (Santiago) nos Jogos Pan-Americanos; prata em 2013 (Rio) e três bronzes 2014(Chelyabinsk), 2017(Budapeste) e 2023 (Doha) no Mundial de judô;
- Estreia: 02/08 – Rafael Silva (Brasil) x Ushangi Kokauri (Azerbaijão).
A notícia Quem é Rafael Silva, o ‘Baby’, brasileiro do judô na Olimpíada de Paris? foi publicada primeiro no No Ataque por Lucas Sant'Ana.