A noite dessa quarta-feira (22/1) certamente ficará marcada para sempre na memória de Eduardo Silvino da Cruz, o Dudu. Aos 19 anos, o zagueiro do Atlético marcou o primeiro gol como profissional no Mineirão, no empate por 1 a 1 com o Democrata-GV pelo Campeonato Mineiro. Essa foi também a primeira vez em que o Galo balançou as redes em 2025, já que havia empatado por 0 a 0 na estreia no Estadual.
Natural de Santa Catarina, Dudu passou por outros grandes times do futebol brasileiro até chegar ao Atlético, em 2024. O primeiro deles foi o Figueirense, alvinegro catarinense que o zagueiro começou defender aos 13 anos, em 2018.
Após jogar no Figueira, o defensor de 1,88m se mudou para Cotia, onde fica o centro de treinamento das categorias de base do São Paulo. Ele jogou durante três anos pelo tricolor, tendo voltado ao Sul do Brasil em 2021 para integrar o elenco sub-17 do Athletico-PR.
Foi justamente em campo pelo Furacão que ele chamou a atenção do Atlético. Após disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024, o jovem foi contratado pelo Galo. A saída do time paranaense ocorreu em comum acordo, e o contrato assinado com os mineiros é válido até 2026.
“Comecei no Figueirense, aos 13 anos. Aí fui para o São Paulo, fiquei três anos lá, depois fui para o Athletico-PR, fiquei dois anos no CT do Caju. Daí joguei a Copinha, o Atlético demonstrou interesse e cheguei aqui”, relembrou Dudu na zona mista do Mineirão nesta quarta (22).
Dudu tem ídolo do Atlético como mentor
O gol de cabeça marcado por Dudu contra o Democrata-GV lembrou alguns atleticanos dos momentos áureos do ex-zagueiro Leonardo Silva, que marcou alguns dessa maneira pelo Atlético. E é justamente com ele que o jovem de 19 anos tem pegado dicas.
Autoridade quando se trata de bola aérea, o ex-zagueiro e multicampeão pelo Atlético é auxiliar técnico do time sub-20 e ajudou Dudu com posicionamentos nos treinamentos.
“Nós treinamos muito essa jogada. O Léo Silva vem me dando muitos conselhos dentro da área. Fui feliz e ganhei na bola aérea. Nos treinos ele me passa os posicionamentos, fala ‘aqui é melhor’. Pude ir lá em cima para fazer o gol”, revelou o defensor.
Leonardo Silva foi o técnico do Atlético na Copinha e agora trabalha ao lado de Guilherme Dalla Déa com o elenco formado por jovens do sub-20. Como jogador, marcou 34 gols em 384 jogos pelo alvinegro.
Ficha técnica de Dudu, zagueiro do Atlético
- Nome: Eduardo Silvino da Cruz
- Nascimento: 12 de abril de 2005
- Idade: 19 anos
- Natural: Itajaí, Santa Catarina
- Jogos: 2
- Gols: 1