Último jogo da temporada para o Atlético, o duelo contra o Athletico-PR pode ser também a despedida de quatro jogadores do clube. Em fim de contrato, os atletas ainda não tiveram futuro definido – sejam conversas pela permanência ou pela saída. A equipe entra em campo no domingo (8/12), às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), pela 38ª rodada do Brasileiro.
Os jogadores que podem se despedir do clube são o lateral-direito Mariano, os atacantes Eduardo Vargas e Alan Kardec e o meia-atacante Robert.
Desempenho ruim na reta final
O desempenho abaixo do esperado na reta final do ano pode ser determinante nas mudanças no elenco para a temporada de 2025. O Atlético começou novembro com duas finais importantes pela frente, e viu o título da Copa do Brasil e o bicampeonato da Libertadores escaparem, com derrotas para Flamengo e Botafogo.
Além disso, no Campeonato Brasileiro, vai para a última rodada com chances de ser rebaixado à Série B. Em 14º lugar, o Galo tem 44 pontos, três a mais que o primeiro time dentro do Z4, o Red Bull Bragantino.
Jogadores que devem ficar
Emprestado ao Atlético pelo CSKA Moscou, da Rússia, o reserva Bruno Fuchs deve permanecer em 2025. Apesar do fim próximo do empréstimo, o contrato entre o zagueiro de 25 anos e o Galo conta com uma claúsula de renovação, que, inclusive, já foi ativada. O jogador atingiu o número de jogos previstos e, portanto, deverá ser adquirido pelo time mineiro.
Não devem permanecer
Peça importante na história alvinegra recente, o lateral-direito Mariano conquistou quatro Campeonatos Mineiros (2021 a 2024), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022) com a camisa preta e branca. Agora, em fim de contrato, o experiente atleta de 38 anos pode deixar o Galo. Futuro do lateral está em aberto.
O atacante Eduardo Vargas conquistou muitos títulos pelo Galo – dois Campeonatos Mineiros (2021 a 2024), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).
No entanto, não tem tido espaço há algum tempo. Até teve certo crescimento na reta final deste ano, inclusive tendo marcado gols atuando junto ao time reserva de Milito, mas não deve permanecer. No Galo desde 2020, não deve ter vínculo renovado com o clube mineiro, ficando livre no mercado para acertar com outra equipe.
Alan Kardec também não deve permanecer. O atacante de 35 anos encerra seu vínculo com o Atlético no fim de dezembro e não está nos planos para 2025. Contratado em 2022, não rendeu o esparado pelo clube. Já o meia Robert, de 20 anos, deve retornar ao seu time, o também mineiro Athletic, ao fim do empréstimo em 2024.
Jogadores em fim de contrato com o Atlético
- Mariano: 184 jogos, um gol e 14 assistências
- Eduardo Vargas: 165 jogos, 33 gols e 15 assistências
- Alan Kardec: 53 jogos, quatro gols e uma assistência
- Robert: três jogos
A notícia Quatro jogadores podem se despedir do Atlético contra o Athletico-PR foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque