01/11/2024
09:33

Quando Júlia Kudiess retornará? Central do Minas detalha recuperação e tira lição de lesão < No Ataque

Júlia Kudiess, central do Minas (foto: Pedro Bueno/No Ataque/EM/D.A Press)

Júlia Kudiess não atua em jogos oficiais há pouco mais de cinco meses. Vestindo a camisa da Seleção Brasileira, a central do Minas sofreu lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e microfratura do platô tibial em partida pela Liga das Nações Feminina de Vôlei. Em recuperação, a atleta demonstrou otimismo e relatou lição positiva.

Em 19 de maio, durante a vitória do Brasil por 3 sets a 0 contra a Sérvia, Júlia atacou bola de china e, quando pisou na quadra, sentiu o desespero. Prontamente atendida pela comissão técnica, a central não segurou as lágrimas. Ao deixar o Maracanãzinho de cadeira de rodas, sabia que enfrentaria grave lesão às vésperas da Olimpíada.

O momento dramático ficou para trás. Esclarecida, Júlia disse, em entrevista ao No Ataque, ter crescido como atleta no período de recuperação.

Estou mais perto do final do que do início… feliz por estar de volta, estou feliz por estar com o time da forma que estou e muito confiante e feliz que minha volta vai ser incrível. Eu acho que eu me transformei como atleta. A lesão me fez mudar completamente a minha forma de ser atleta. Eu já era uma atleta exemplar e acho que agora me tornei muito mais. Eu devo isso a minha lesão. Então, claro que foi uma coisa ruim, mas me trouxe muitos aprendizados.

Júlia Kudiess, central do Minas, ao No Ataque

A central já vive a expectativa do retorno. Ainda tendo que controlar os movimentos, participa dos aquecimentos, rebate bola, mas ainda não treina em conjunto com as companheiras e é auxiliada pelo departamento de fisioterapia durante as atividades. A previsão é que ela esteja apta para atuar em janeiro de 2025.

“Estamos na parte mais dinâmica do tratamento. Acredito que daqui um, dois meses eu já esteja com elas… Não é fácil estar do lado de fora, sentada, vendo todo mundo treinar, jogar. Eu fico ansiosa, mas está sendo muito bom porque eu falo que, quando voltar, quero voltar bem, melhor que antes. Isso tá me dando um gás, um estímulo legal”, seguiu.

Júlia detalhou que o mais difícil de todo o processo de recuperação é “voltar a fazer as coisas pela primeira vez”: “Primeiro saque, primeiro ataque. Tudo tem sido difícil no início, mas, na segunda vez, se torna tranquilo. Minha cabeça está boa. Estou forte e com muita vontade de voltar”.

Minas na temporada 2024/25

Na temporada 2024/25, o Minas de Júlia Kudiess já conquistou o título do Campeonato Mineiro e o da Supercopa – ambos em cima do Praia Clube. Agora, a equipe foca na Superliga Feminina.

O próximo jogo do Minas está marcado para esta segunda-feira (4/10), às 18h30, diante do Brasília, no Ginásio Sesi Taguatinga, na capital do país, pela terceira rodada do torneio nacional.

Posteriormente, as minas-tenistas disputarão o Mundial de Clubes, o Sul-Americano e, caso terminem o primeiro turno da Superliga entre as oito primeiras, a Copa Brasil.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br