Próximo de ser anunciado como reforço do Cruzeiro para 2025, Yannick Bolasie já revelou que tem ídolos da Raposa e do Atlético como inspiração na carreira. Além da admiração pelo futebol dos atletas brasileiros, o atacante de 35 anos também tem encanto pelo carisma dos jogadores.
Em entrevista ao canal de Youtube do jornalista Dudu Garbi, em novembro deste ano, Bolasie afirmou que é fã de Ronaldo Nazário, revelado pelo Cruzeiro e campeão da Copa do Brasil de 1993, e Ronaldinho Gaúcho, campeão da Copa Libertadores de 2013 pelo Atlético. O congolês se inspirou no estilo de jogo do irreverente dos ídolos da Seleção Brasileira ao dar os primeiros passos no esporte.
“É como eu disse, a geração que eu assistia futebol era a do Ronaldinho e do Ronaldo. Esses jogadores enlouqueciam os torcedores. Eu assistia isso pela TV e, por isso, quis jogar futebol. Para fazer isso, para deixar os fãs felizes”, iniciou.
Bolasie destacou o jeito único de Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho em incendiar as arquibancadas dos estádios. De acordo com o experiente atacante, os torcedores se enxergam nos jogadores.
“Alguns torcedores vivem seus sonhos através dos jogadores e é isso que tento fazer. É por isso que sou assim. Eu falo e interajo com todo mundo, porque é assim que eu sou”, completou.
Atacante tem vasta experiência internacional
Figura carismática fora das quatro linhas, o atacante tem vasta experiência na carreira. Antes de chegar ao Criciúma, Bolasie passou pelo Everton, Crystal Palace e Aston Villa, na Inglaterra, além de Anderlecht, na Bélgica, e Sporting, em Portugal.
Em meio às andanças pelo futebol europeu, Bolasie atuou ao lado de várias estrelas internacionais. Ele foi parceiro de ataque do belga Romelu Lukaku, do inglês Wayne Rooney e do colombiano James Rodríguez, no Everton, e companheiro do meia português Bruno Fernandes, no Sporting.
Bolasie já está acertado com o Cruzeiro, mas só se apresentará ao clube para fazer exames médicos e assinar contrato em janeiro do ano que vem. Ele curte férias com a família fora do Brasil.
O modelo de negócio entre Cruzeiro e Bolasie é semelhante ao usado pela Raposa para fechar com o meia Eduardo, que não permanecerá no Botafogo após o fim do contrato e ficará livre no mercado.
O congolês tinha vínculo com o Criciúma até o fim de dezembro, mas já foi comunicado que não ficará no Tigre após o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Com desejo de permanecer no Brasil, Bolasie estava no radar de outras equipes da Série A, mas acabou sendo convencido pelo Cruzeiro.
Ele foi destaque da equipe catarinense no torneio, porém, não conseguiu evitar a queda do time. Bolasie disputou 34 partidas, fez oito gols e deu quatro assistências.