O Atlético bateu o Athletico-PR, por 1 a 0, na última rodada do Campeonato Brasileiro e escapou de ser rebaixado para a Série B, nesse domingo (8/12). A permanência foi celebrada pelo presidente do Vitória, Fábio Mota, que explicou o motivo da torcida pelo Galo.
Além do Atlético, Mota revelou que torceu pela permanência do Bragantino. Isso porque os clubes são parceiros do Vitória na Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Dessa forma, se estiverem na Série A em 2025, os times asseguram pagamento integral dos direitos de transmissão.
“Torci muito para o Bragantino não cair. Torci muito para o Galo não cair. Porque somos parceiros na Libra. Ficamos com os nove clubes e mantivemos o valor da Libra. A gente prioriza para pagar salário”
Fábio Mota, presidente do Vitória
A declaração do dirigente foi durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (9/12), ao lado do Diretor de Futebol, Manoel Tanajura Neto. Eles avaliaram a temporada e projetaram os passos para 2025.
A partir do ano que vem, os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro foram negociados por dois grupos: Libra e Liga Forte União (LFU). O Atlético integra o primeiro e o Cruzeiro o segundo.
A Libra fechou acordo com a Globo para transmitir o Brasileirão pelo valor de R$ 1,117 bilhão. Contudo, o pagamento integral depende da presença de nove clubes na elite nacional: Atlético, Bahia, Bragantino, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vitória.
O grupo teria direito a apenas 90% do valor caso não conseguisse atingir a meta. Isso explica a torcida de Fábio Mota por Atlético e Bragantino.
Assim como o Galo, o Massa Bruta se livrou do rebaixamento na última rodada. A equipe paulista goleou o já rebaixado Criciúma, por 5 a 1, e chegou à 16ª colocação.