O Atlético definiu, nesta terça-feira (7/1), que mandará os jogos da fase de grupos do Campeonato Mineiro de 2025 no Mineirão. Sem a Arena MRV, o que motivou o clube a tomar tal decisão?
A diretoria procurou o América no mês passado e chegou a negociar os moldes para atuar no Independência. No entanto, esse contato se encerrou antes mesmo do início deste ano.
O Galo preferiu avançar nas negociações com o Mineirão por uma série de fatores. O No Ataque apurou que, nos bastidores, o alvinegro entendeu que foi uma boa negociação, com um custo menor do que em outras oportunidades.
Outro ponto que pesou foi a possibilidade de oferecer o season ticket – caso seja implementado nesta temporada – em um estádio mais similar à Arena MRV.
Por fim, também há o entendimento que boa parte dos jogadores está mais familiarizado com o Gigante da Pampulha do que ao Independência. No ano passado, o time disputou uma partida no primeiro e duas no segundo, mas em 2023 o Mineirão foi a casa do Atlético durante boa parte da temporada.
Jogos do Atlético como mandante na 1ª fase do Mineiro de 2025
- Atlético x Democrata-GV – 22/1 (quarta-feira), às 20h
- Atlético x América – 29/1 (quarta-feira), às 20h
- Atlético x Athletic – 6/2 (quinta-feira), às 20h
- Atlético x Itabirito – 12/2 (quarta-feira), às 20h
O último jogo do Atlético no Mineirão
A estreia no Mineiro, contra o Democrata, será o primeiro disputado pelo Galo no estádio como mandante em quase seis meses – a última foi no dia 24 de agosto de 2024, quando a equipe enfrentou o Fluminense pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na ocasião, a partida foi transferida da Arena MRV para dar tempo hábil para o gramado da nova casa do Galo se recuperar. O campo “ready to play” (pronto para jogar) havia sido instalado nas semanas anteriores, mas as condições seguiram ruins – a ponto de atletas do Atlético, como o atacante Paulinho, fazerem críticas públicas.
Gramado sintético na Arena MRV
Em 19 de dezembro do ano passado, o Atlético anunciou a adesão ao gramado sintético na Arena MRV. O campo natural do estádio foi alvo de críticas ao longo de todo ano – inclusive de jogadores, como o atacante Paulinho, hoje no Palmeiras.
O clube informou que o estádio vai voltar a estar apto para receber partidas a partir do Campeonato Brasileiro, que se iniciará no dia 29 de março. Assim, caso se classifique para a Segunda Fase do Mineiro, o Galo também deve mandar suas partidas em outro estádio.
Segundo informado pelo Atlético, a mudança do gramado natural para o sintético vai facilitar a manutenção ao longo do ano e a realização de eventos dentro do estádio.
O processo já foi iniciado – o clube atualizou a situação nesta terça-feira (7/1), revelando que o campo está sendo elevado em 70 centímetros e passando por outros procedimentos que antecedem a intalação da grama artificial em si, que deve se dar na segunda quinzena de janeiro.
A notícia Por que Atlético preferiu Mineirão ao Independência no Mineiro foi publicada primeiro no No Ataque por Izabela Baeta