O América é o time que mais empatou na Série B do Campeonato Brasileiro. Na quarta colocação, com 34 pontos somados, são oito vitórias, 10 empates e três derrotas. A sequência de igualdades chegou a colocar a equipe em risco – chegou a ficar fora do G4, mas recuperou a posição.
Nessa sexta-feira (16/8), o Coelho empatou com o Novorizontino por 1 a 1 e chegou ao 10° empate – mesmo número do Brusque, que está na vice-lanterna, com 19 pontos. Depois, vem o Paysandu, que empatou nove vezes no campeonato.
Haja vista o número de empates, o alviverde é o time que menos perdeu na Série B – contudo, a sequência volumosa de igualdade no placar não foi um fator a ser comemorado – equipe ficou cinco jogos sem vencer e viveu a pior momento no torneio. Se antes estava colado no Santos, líder, com 37, viu a diferença aumentar e caiu posições.
Desses empates, quatro foram no Independência, os outros seis foram fora de casa. Os tais resultados escancaram o ponto fraco do time – os jogos longe de seus domínios não costumam ser produtivos. Se como mandante o Coelho se impõe, dita ritmo e pressiona o adversário, distante de Belo Horizonte o cenário muda.
Diante do Novorizontino, por exemplo, o time demorou a se encontrar e viu o plano A ir embora logo quando levou o gol no primeiro minuto de jogo. Depois de alcançar a igualdade, se acomodou e passou a controlar a partida. Sem se arriscar, o América não produziu e deixou em evidência erros de passe e na saída de bola.
Empate e invencibilidade
Por outro lado, a sequência de empates manteve a invencibilidade da equipe no campeonato – são oito jogos sem perder. Em casa, o Coelho sustenta grande marca – nesta temporada, são 16 jogos sem derrotas: 10 vitórias e seis empates.
Pela Série B são sete vitórias e quatro empates – aproveitamento de 75%.
O América volta a campo para enfrentar a Chapecoense, na quarta-feira (21/8), às 19h, no Independência, pela 22ª rodada da Série B.