13/12/2024
07:49

Planos e prazos para as voltas de Paulinho e Hulk no Atlético

Paulinho e Hulk em jogos pelo Atlético (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press e Ramon Lisboa/EM/DA.Press)

Artilheiros do Atlético na temporada, os atacantes Paulinho e Hulk terminaram 2024 no sacrifício devido às lesões. As situações, no entanto, são bem diferentes: enquanto um deve perder ao menos o primeiro trimestre de 2025, o outro estará à disposição praticamente desde o começo do ano.

O caso mais grave é o de Paulinho, que atuou em metade do ano com um edema ósseo na canela direita. Nos últimos meses, ele precisou ser poupado em jogos do Campeonato Brasileiro para ter condições de atuar nas copas.

O camisa 10 precisou recorrer a injeções para poder entrar em campo. A situação evoluiu para fratura por estresse na região.

“No começo do ano, eu tive uma lesão em um treinamento, que foi uma pancada na canela – onde provavelmente houve uma pequena fissura. Mas passou. Conforme eu fui jogando, no período da Copa América, se não me engano – onde a gente ficou muito desfalcado e eu tive que jogar muitos jogos 90 minutos -, nesse lugar onde machucou ficou tentando calcificar o osso”, disse.

“Ou seja, ia criando outras camadas de osso. Como eu fui jogando bastante tempo, a fratura foi abrindo. Com isso, houve fratura por estresse. Muita dor, muita dor. A dor só foi aumentando conforme foi passando o tempo. No meio do ano, ainda estava bem tranquilo, não jogava com injeção. A partir do jogo, se não me engano, contra o Vasco no Brasileiro, em julho, eu tive que jogar com injeção porque a dor era muito grande”, detalhou o atacante, após a final da Libertadores.

O tratamento e o retorno de Paulinho

Paulinho realizou uma cirurgia no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, em 5 de dezembro, antes mesmo do término da temporada. O procedimento foi conduzido pelo especialista em trauma, Bruno Fares, o diretor-médico do Atlético, Rodrigo Lasmar, e o ortopedista do clube, Otaviano Oliveira Júnior.

O atacante abdicou das férias e já foca na recuperação. Segundo apuração do No Ataque, o jogador de 24 anos deverá retornar aos gramados no período de quatro a seis meses. Ou seja, entre abril e agosto de 2025.

Mesmo com dores durante metade da temporada, Paulinho participou de 59 dos 71 jogos disputados pelo Galo em 2024. O atacante contribuiu com 19 gols e quatro assistências na somatória desses compromissos.

O caso de Hulk

Hulk, por sua vez, atuou durante os três últimos meses com uma lesão colateral no joelho direito. Assim como o companheiro, precisou utilizar injeções para conseguir defender o Atlético.

“Eu vinha sofrendo muito com uma lesão colateral no joelho, tem três meses que eu estou jogando com muita dor, muito sacrifício. E é difícil para a gente acabar o jogo e passar dois, três dias doendo. Aí toma injeção para jogar e joga com dor. Graças a Deus agora vamos ter um mês para descansar, para recuperar e recarregar as energias”, revelou o atacante à Globo, após o último jogo da temporada.

O caso do camisa 7, no entanto, é mais simples e não será necessária cirurgia, conforme adiantado pelo ge. O atacante quer se recuperar 100% antes de fazer o primeiro jogo da próxima temporada. 

Hulk vai priorizar a condição física no início de 2025 e só irá entrar em campo quando estiver totalmente recuperado. A tendência, inclusive, é que ele não atue nas primeiras partidas da equipe no Campeonato Mineiro. 

O atacante disputou 53 jogos pelo Atlético em 2024. Foram 19 gols e 13 assistências na temporada – o menor número de participações em gols desde que chegou ao clube. 

Sem estar 100%, o atacante encerrou o ano com o maior jejum de gols com a camisa preta e branca. A última vez em que ele marcou foi há 11 jogos, no empate alvinegro por 1 a 1 com o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, na semifinal da Copa do Brasil.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br