22/11/2024
02:28

Paris 2024 cancela treinos no rio Sena por contaminação nas águas < No Ataque

Rio Sena, palco da Cerimônia de Abertura da Olímpiada de Paris 2024 (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 cancelaram, nesta terça-feira (6/8), os treinamentos para as provas de natação de águas abertas no rio Sena, devido à contaminação – apenas um dia depois da disputa do triatlo no local. 

Este é o quinto treino cancelado no Sena desde o início da Olimpíada, pelos níveis das bactérias fecais E. Coli e Enterococcus estarem acima dos limites exigidos pelos organismos esportivos para aprovar o nado dos atletas. 

Um comunicado da World Aquatics e do comitê organizador anunciou no começo desta terça que uma a cada quatro leituras de bactérias no rio – um indicador da presença de material fecal – superava o limite máximo autorizado. 

“Extrema precaução” -“Essa decisão (a de cancelar o treino) foi tomada por extrema precaução”, diz a carta. 

Corrida contra o relógio

Desde que o Sena foi eleito como local de prova para o triatlo e para as disputas em águas abertas, as autoridades francesas iniciaram uma corrida contra o relógio para despoluir o rio. 

O triatlo se viu gravemente atingido na semana passada pelas más leituras de bactérias, com todas as sessões de treinamento de natação canceladas e disputa individual masculina adiada por 24 horas até quarta. 

A corrida de revezamento misto também estava em dúvida na segunda-feira, mas acabou acontecendo como planejado, com a Alemanha levando o ouro. 

No entanto, a maratona aquática – uma corrida de 10 quilômetros em águas abertas – será realizada na quinta-feira (8/8) para as mulheres e na sexta-feira (9/8) para os homens.

Tanto os eventos de triatlo quanto os de maratona aquática são supervisionados por diferentes órgãos reguladores – a World Aquatics e a World Triathlon, respectivamente. 

Os resultados dos testes de água foram comunicados aos triatletas antes da corrida de segunda-feira, incluindo uma leitura de bactérias acima dos limites, e nenhum deles levantou qualquer objeção, explicou o comitê organizador. 

No entanto, vários triatletas expressaram frustração em relação aos repetidos cancelamentos de treinamento e ao suspense sobre a possibilidade de suas corridas prosseguirem.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br