O Palmeiras foi derrotado pelo Novorizontino neste sábado, por 2 a 1, na Arena Barueri, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. O Verdão até saiu na frente, com Facundo Torres, mas levou a virada no segundo tempo e perdeu uma longa invencibilidade na fase de grupos do Estadual.
O Alviverde não era superado na primeira fase do torneio há 42 jogos. O último revés da equipe de Abel Ferreira havia sido em abril de 2021, para a Inter de Limeira.
Com o resultado, o Verdão sofre a sua primeira derrota na atual edição da competição, mas se mantém na liderança do Grupo D, com sete pontos. Entretanto, o São Bernardo encara o Botafogo-SP neste domingo e, se vencer, ultrapassa o time e rouba a ponta da chave.
Do outro lado, o Tigre conquista seu primeiro triunfo no Campeonato Paulista e pula para a segunda colocação do Grupo C, com cinco pontos.
O próximo compromisso do Palmeiras está marcado para esta terça-feira. A equipe alviverde retorna ao Allianz Parque e mede forças contra o Red Bull Bragantino, pela quinta rodada do Paulistão. A bola rola a partir das 19h30 (de Brasília).
Já o Novorizontino recebe o Velo Clube no mesmo dia, mas um pouco mais tarde, às 21h30, no Estádio Jorge Ismael de Biasi.
O jogo
O Palmeiras dominou as ações no início do jogo e chegou com perigo pela primeira vez aos 10 minutos. Mayke recebeu pela ponta direita e encheu o pé, mas mandou a bola para fora.
Aos 22, foi a vez de um dos destaques da partida, o garoto Allan, quase abrir o placar. Caio Paulista foi acionado por Rômulo na linha de fundo e cruzou na medida para o jovem, que cabeceou firme e viu a bola passar tirando tinta da trave defendida por Jordi. Boa jogada do Verdão.
Raphael Veiga também tentou furar a retranca do Novorizontino. Aos 35 minutos, o meio-campista ficou com uma sobra na entrada da área e arriscou com a perna direita, mas finalizou por cima do gol.
Dono do primeiro tempo, o Palmeiras enfim conseguiu balançar as redes aos 41 minutos. Mayke disparou pelo lado direito e cruzou rasteiro na pequena área, onde Facundo Torres apareceu para chutar com precisão e marcar seu primeiro gol com a camisa alviverde.
Segundo tempo
A equipe de Abel Ferreira perdeu o controle da partida após a volta do intervalo e viu o Novorizontino deixar tudo igual aos 22 minutos.
Após uma cobrança de escanteio do time visitante, Allan tentou afastar a bola em uma dividida com Patrick e acabou acertando o jogador do Tigre. O árbitro não hesitou e assinalou o pênalti. Pablo Dyego cobrou a penalidade com perfeição, sem chances para Marcelo Lomba, e empatou o duelo em Barueri.
O Palmeiras se lançou ao ataque em busca do gol da vitória e quase balançou as redes aos 28, com Raphael Veiga. O meia aproveitou uma sobra na entrada da área e finalizou de longe, mas jogou por cima do gol. Aos 32, foi a vez de Luighi receber de Thalys dentro da área e arriscar mesmo sem ângulo, para fora.
Os visitante conseguiram a virada já aos 37 minutos. O atacante Robson recebeu cruzamento após boa jogada da equipe de Eduardo Baptista e, livre de marcação, colocou a bola no fundo da rede: 2 a 1.
PALMEIRAS 1 X 2 NOVORIZONTINO
PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Benedetti e Caio Paulista (Giay); Aníbal Moreno, Allan (Fabinho) e Raphael Veiga (Thalys); Facundo Torres, Rômulo (Luighi) e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
NOVORIZONTINO: Jordi; Igor Formiga (Nathan), Dantas (Bruno José), César Martins, Patrick e Reverson; Willian Farias, Luís Oyama (Robson) e Marlon; Pablo Dyego (Rafael Donato) e Pedro Balotelli (Rodrigo Soares). Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Facundo Torres (Palmeiras), aos 41′ do 1ºT; Pablo Dyego (Novorizontino), aos 22′ do 2ºT
Cartões amarelos: Aníbal Moreno (Palmeiras); Pablo Dyego, Jordi e Bruno José (Novorizontino)
Cartões vermelhos: Nenhum
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 25 de janeiro de 2025, sábado
Horário: às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Lucas Canetto Belotte
Assistentes: Daniel Luis Marques e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
VAR: Luiz Flavio de Oliveira
Público: 10.135 torcedores
Renda: R$ 497.748,00