22/11/2024
01:51

Ouro em Paris 2024, Bia Souza já treinou em clube da Série A do Brasileiro < No Ataque

Bia Souza, judoca do Brasil (foto: Alexandre Loureiro/COB)

A judoca brasileira Bia Souza entrou para história do esporte brasileiro nesta sexta-feira (2/8) com a conquista do ouro, primeiro do país nos Jogos Olímpicos de Paris. No início da trajetória como atleta, ela chegou a treinar na equipe do Palmeiras.

Número cinco do mundo, Beatriz Souza iniciou na modalidade aos sete anos, com apoio do pai, na cidade onde cresceu, em Peruíbe-SP.

“Apostei no judô porque era agitada”, detalhou em entrevista ao Time Brasil. Aos 13 anos, aproveitou a primeira grande oportunidade quando recebeu convite do Palmeiras para integrar a equipe.

O esporte é uma das modalidades mais tradicionais no clube paulista. A instituição ainda mantém as categorias de base no judô, com atletas que integram Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18, e Sub-21.

Atualmente, Bia é atleta do Pinheiros e representa o Brasil no judô. Ela é treinada por medalhistas, no clube e na Seleção Brasileira.

Caminho de Bia para o ouro

Nesta quarta-feira, Bia Souza derrotou com um waza-ari na final a israelense Raz Hershko, na Arena Champs-de-Mars, no coração da capital francesa.

No caminho rumo ao lugar mais alto do pódio, a brasileira superou as duas melhores colocadas do mundo: na semifinal, a francesa Romane Dicko (líder); na final, bateu a segunda colocada.

Antes, já havia vencido Izayana Marenco (Nicarágua), nas oitavas de final, e Hayun Kim (Coreia do Sul, quarta do mundo), nas quartas.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br