(foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro)
Dono da camisa 9 do Cruzeiro, Gabriel Barbosa é a principal esperança de bolas na rede da torcida celeste. Neste domingo (9/2), Gabigol enfrentará o rival Atlético pela segunda vez desde que chegou ao clube mineiro, a primeira em um jogo oficial. O No Ataque preparou um levantamento com os números do centroavantes em clássicos disputados por Santos e Flamengo, clubes que ele defendeu no futebol brasileiro.
Raposa e Galo se enfrentarão pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, no Mineirão, em Belo Horizonte. O duelo vale muito para ambos isso times. Isso porque, com a vitória, os mandantes podem garantir a classificação ao mata-mata do Estadual e, a depender de uma comunicação de resultados, eliminar os visitantes do torneio – veja os cenários.
Os números de Gabigol em clássicos
Pelo Flamengo
A história de Gabigol com o Flamengo começou em 2019 e durou até 2024. Nesse período, o centroavante se colocou no mais alto patamar de ídolos da torcida rubro-negra. Conhecido naquele período como Príncipe da Nação, ele ficou marcado por títulos, gols decisivos e teve o Fluminense como rival preferido. Confira:
- Gabigol x Fluminense: 11 gols em 26 jogos (média de 0,42)
- Gabigol x Vasco: 5 gols em 16 jogos (média de 0,31)
- Gabigol x Botafogo: 4 gols em 10 jogos (média 0,4)
- Total: 20 gols em 52 clássicos (média de 0,38)
Pelo Santos
Gabigol estreou profissionalmente pelo Santos em 2013, e a primeira passagem do jogador pela Vila Belmiro durou até 2016, quando ele foi vendido à Inter de Milão. Em 2018, ele retornou ao Peixe por empréstimo.
Somando as duas experiências, Gabi enfrentou os rivais do Alvinegro Praiano – Palmeiras, Corinthians e São Paulo – em 36 oportunidades e marcou 13 gols. Veja os números detalhados abaixo:
- Gabigol x Palmeiras: 6 gols em 16 jogos (média de 0,37)
- Gabigol x São Paulo: 3 gols em 10 jogos (média de 0,3)
- Gabigol x Corinthians: 4 gols em 10 jogos (média de 0,4)
- Total: 13 gols em 36 clássicos (média de 0,36)
Gabigol é carrasco do Atlético?
Cruzeiro e Atlético já se enfrentaram em 2025, em amistosos de pré-temporada nos Estados Unidos. O duelo terminou empatado por 0 a 0, mas Gabigol teve a chance de colocar a Raposa em vantagem em lance que saiu cara a cara com Everson. O goleiro atleticano, entretanto, fez a defesa, para a frustação do atacante.
Quando atuava pelo Santos, Gabriel teve bons números contra o Atlético: cinco gols em sete jogos. Já pelo Flamengo, foram apenas três tentos 12 oportunidades – dois dele, entretanto, foram na final da Copa do Brasil de 2024, torneio em que o rubro-negro se sagrou campeão sobre o Galo.
O camisa 9 da Raposa, portanto, soma oito gols em 19 partidas contra o Atlético, com média de 0,42.