(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
O América demorou para bater o martelo sobre o palco do jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. O clube ficou na dúvida entre mandar a partida no Independência ou no Mineirão. Para o Coelho, alguns fatores pesaram na decisão – no fim, o duelo foi mantido no Horto, estádio ao alviverde.
Após o jogo de ida com o Cruzeiro, que terminou empatado por 1 a 1, no Gigante da Pampulha, Alencar da Silveira Júnior, presidente da SAF do América deu entrevista na zona mista e admitiu que o clube cogitava mandar o duelo na volta no Mineirão. Por ter feito melhor campanha na primeira fase do Estadual, o Coelho ficou com a vantagem de decidir a classificação em casa.
Inicialmente, o jogo já seria no Independência, estádio do alviverde. Contudo, o clube estudou levar a partida de volta para a Pampulha, visando principalmente maior faturamento com bilheteria, além da comercialização de alimentos e bebidas. Era inclusive, vontade do presidente levar o jogo para o Mineirão.
Horas depois, o martelo foi batido e o duelo foi mantido no Independência. A principal motivação para tal decisão foi o gasto excessivo que o América teria caso optasse por levar o jogo para o Mineirão. O No Ataque apurou que o clube teria que desembolsar quase R$ 1 milhão para utilizar o estádio – quantia que ultrapassaria os limites financeiros do alviverde, considerando principalmente um possível prejuízo na arrecadação líquida.
Além disso, outro fator que pesou foi a força do Coelho em casa. Sem ter que arcar com custos no Independência, o América ainda sustenta números invejáveis no Horto – não perde no estádio há 470 dias. O time também defende uma invencibilidade de 11 jogos diante do Cruzeiro pelo Mineiro.
Vale lembrar que a última derrota no Independência foi em 8 de novembro de 2023, quando perdeu para o Coritiba por 3 a 0, ainda pela Série A do Campeonato Brasileiro. Tal ‘mística’ foi uma aposta da diretoria para manter a partida no Horto.
O Coelho vai em busca de manter os desempenhos em casa e coroar o feito com a classificação. O alviverde recebe o Cruzeiro no sábado (22/2), às 16h30.