Com objetivos distintos na temporada, Palmeiras e Atlético se enfrentam neste sábado (28/9), a partir das 18h30, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre o duelo pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro: onde assistir, prováveis escalações, desfalques e muito mais.
O Atlético voltará a jogar no Brinco de Ouro após 14 anos em virtude de um show do roqueiro Eric Clapton no Allianz Parque, casa do Palmeiras em São Paulo, neste domingo (29/9). Segundo dados do portal Galo Digital, o clube mineiro soma seis vitórias, sete empates e cinco derrotas no estádio do tradicional Guarani.
Classificado às semifinais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, o Atlético tenta seguir somando pontos no Brasileirão. Na 27ª rodada, com reservas, o Galo teve ótima atuação e superou o RB Bragantino, por 3 a 0, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
O time comandado por Gabriel Milito ocupa a nona colocação na tabela de classificação, com 36 pontos, e tem o G6 como meta na Série A – zona que originalmente oferece vaga na Libertadores de 2025. O Bahia é o sexto colocado no momento, com 42 pontos.
Adversário do Atlético, o Palmeiras aposta todas as fichas no Brasileirão. Eliminado nas oitavas de final de ambos os mata-matas, o Verdão quer ficar com a principal taça do país pelo terceiro ano consecutivo.
Na 27ª rodada, os comandados de Abel Ferreira venceram o Vasco, por 1 a 0, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Esta foi a quinta vitória consecutiva do Palmeiras na Série A – a quarta desde a queda diante do Botafogo na Libertadores, em 21 de agosto.
Em um recorte recente, o Verdão vem de sete jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, com cinco vitórias e dois empates. Na somatória desses confrontos, o time paulista marcou 17 gols e sofreu apenas três.
Palmeiras x Atlético: onde assistir ao vivo
O duelo pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro terá transmissão exclusiva por serviço de assinatura na televisão (pay-per-view).
Palmeiras x Atlético: prováveis escalações
O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o embate pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Saiba quem deve iniciar jogando no Brinco de Ouro.
Palmeiras
O técnico Abel Ferreira deve promover apenas duas mudanças em relação à formação que venceu o Vasco. Na defesa, Caio Paulista deve retomar espaço antes ocupado por Vanderlan. Já no meio-campo, Fabinho aparece como mais provável substituto de Richard Ríos.
- Provável escalação do Palmeiras: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Fabinho (Gabriel Menino) e Maurício; Raphael Veiga, Felipe Anderson e Flaco López
- Pendurados do Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Vitor Reis, Piquerez, Aníbal Moreno, Gabriel Menino, Maurício e Estêvão
- Desfalques do Palmeiras: Marcos Rocha (dores na coxa direita), Mayke (transição entre parte física e técnica), Piquerez (cirurgia no joelho esquerdo), Richard Ríos (suspenso), Zé Rafael (suspenso) e Estêvão (lesão na coxa esquerda)
Atlético
O técnico Gabriel Milito segue promovendo rodízio no elenco do Atlético para conservar bons estados físicos dos atletas e prevenir lesões. Ainda assim, mesmo com confronto contra o Vasco pela Copa do Brasil em mente, o argentino pode acionar parte dos titulares diante do Palmeiras em virtude da relevância do adversário e da proximidade de mais uma Data Fifa.
São diversas as alternativas para a formação do Galo. Entre os nomes considerados como reservas, Bruno Fuchs, Rubens, Igor Gomes e Deyverson são os que têm maiores chances de iniciarem entre os titulares contra o Verdão.
A má notícia fica por conta da ausência de Bernard. O meia-atacante rompeu o ligamento colateral medial do joelho direito e iniciou um tratamento conservador, sem cirurgia a princípio. Além dele, o zagueiro Lyanco (dores no joelho direito) e o atacante Paulinho (controle de carga) aumentam a lista de ausências por questões físicas.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Mariano, Bruno Fuchs e Junior Alonso (Igor Rabello) e Rubens (Guilherme Arana); Fausto Vera, Alan Franco, Gustavo Scarpa (Palacios) e Igor Gomes; Eduardo Vargas (Cadu) e Deyverson (Hulk)
- Pendurados do Atlético: Everson, Mariano, Saravia, Junior Alonso, Lyanco, Igor Rabello, Rômulo, Brahian Palacios, Deyverson e Hulk
- Desfalques do Atlético: Saravia (lesão na coxa direita), Lyanco (dores no joelho direito), Otávio (em transição após luxação no ombro esquerdo), Zaracho (cirurgia de uma hérnia do esporte), Bernard (ruptura no ligamento colateral media do joelho direito), Paulinho (controle de carga) e Alisson (transição após lesão na coxa esquerda)
Palmeiras x Atlético: os personagens
- Weverton, goleiro do Palmeiras: “É uma equipe (Atlético) que está confiante por tudo o que está vivendo. Tem grandes jogadores. A gente tem que impor nosso jogo, fazer o que for preciso, focar nas nossas tarefas e naquilo que o adversário vai propor para o jogo. Estamos bem preparados e tenho certeza que vamos fazer um grande jogo.”
- Victor Bagy, diretor de futebol do Atlético: “Falando de Brasileiro, obviamente não vamos abrir mão. Temos como meta estar na zona de classificação para a Libertadores. Isso é muito claro. Temos que contar com todas as possibilidades, sabendo que hoje de título é mais realidade dentro das copas. Mas não podemos deixar o Brasileiro de lado, porque é um campeonato importante e temos que garantir a participação na Libertadores do ano que vem também.”
Palmeiras x Atlético: arbitragem
- Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)
- Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
- VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)