O América visita o Vila Nova neste domingo (25/8), às 18h30, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações sobre a partida.
Tigrão e Coelho são adversários diretos na luta pelo acesso para a Primeira Divisão. Apenas um ponto separa os dois clubes – o Vila é o último time do G4, com 36 pontos conquistados, enquanto o América é o primeiro time fora do G4, com 35 pontos.
Há duas rodadas, o cenário era inverso: a equipe goiana era a quinta colocada, com um ponto a menos que o alviverde mineiro, que ocupava o quarto lugar. Contudo, nos últimos dois jogos, o Vila Nova conquistou duas vitórias, contra Sport e Operário, enquanto o América teve dois tropeços – empatou com Novorizontino e Chapecoense.
Para vencer o Tigrão, o Coelho terá que superar o péssimo retrospecto fora de casa na Série B: só venceu uma partida longe do Independência, contra o lanterna Guarani, em maio. O time alviverde é o sétimo pior visitante do campeonato, com uma vitória, seis empates, três deroptas e só 30% de aproveitamento em 10 jogos.
A tarefa torna-se ainda mais difícil pelo desempenho quase perfeito do Vila Nova no OBA. A equipe goiana é a melhor mandante da Segunda Divisão e não perdeu nenhum jogo dentro de seus domínios – em 11 partidas, foram oito vitórias e três derroitas, com quase 82% de aproveitamento.
Vila Nova x América: onde assistir
A partida entre Vila Nova e América, pela 23ª rodada da Série B, será transmitida na TV Brasil (TV aberta) e no Premiere (pay-per-view).
Vila Nova x América: escalações
O Vila Nova tem apenas um desfalque certo para a partida, enquanto o América tem quatro baixas garantidas.
Vila Nova
O Vila Nova tem um desfalque certo para enfrentar o América: o volante Cristiano, suspenso após tomar o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 2 sobre o Operário.
Por outro lado, o Tigrão terá dois retornos: o atacante Alesson e o lateral-esquerdo Rhuan, que retornam de suspensão.
Ao que tudo indica, o técnico Luizinho Lopes fará pelo menos duas mudanças no time titular: no ataque, Alesson deve entrar no lugar de Deni Júnior, que o substituiu no último jogo, enquanto no meio-campo, Arlison deve ser o escolhido para fazer a função de Cristiano – contudo, o treinador pode optar por adiantar o volante Ralf, ex-Corinthians, que tem jogado na zaga, e escalar o zagueiro Quintero.
Há ainda a possibilidade de troca na lateral-esquerda: Rhuan, que volta de suspensão, disputa posição com o panamenho Eric Davies, que estreou contra o Operário e teve bom desempenho.
- Provável escalação do Vila Nova: Dênis Júnior; Elias, Ralf, Jemmes e Rhuan (Eric Davis); Arilson, João Vitor e Igor Henrique; Júnior Todinho, Henrique Almeida e Alesson
- Desfalques do Vila Nova: Cristiano (suspenso)
América
No âmbito dos desfalques, pouca coisa mudou para o técnico Cauan de Almeida nos últimos dias. O América tem como baixas certas quatro jogadores que já estão no departamento médico há um bom tempo: o zagueiro Pedro Barcelos (torção no tornozelo), os meio-campistas Benítez (lesão no tendão de Aquiles do pé direito) e Gustavinho (lesão ligamentar e de menisco do joelho direito) e o atacante Brenner (luxação acromioclavicular no ombro direito).
Por outro lado, o Coelho deve contar com dois retornos: o zagueiro Júlio, que encontrava-se em transição física após lesão no ligamento colateral lateral do joelho direita, e o volante Flávio, que estava em transição após lesãi muscular na coxa direita. Contudo, ao que tudo indica, a provável volta dos jogadores não deve afetar o time titular, que deve ser o mesmo do último jogo, contra a Chapecoense.
- Provável escalação do América: Elias; Mateus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon; Alê, Juninho e Felipe Amaral; Fernando Elizari (Adyson), Fabinho e Davó
- Desfalques do América: Pedro Barcelos (torção no tornozelo), Benítez (lesão no tendão de Aquiles do pé direito), Gustavinho (lesão ligamentar e de menisco do joelho direito) e Brenner (luxação acromioclavicular no ombro direito).
Vila Nova x América: personagens
Vai ser um jogo muito difícil. É uma decisão, jogo de seis pontos. Estamos em quarto, eles (o América) estão em quinto. É entrar ligado, com a mesma concentração que temos tido em casa. Esses jogos grandes são definidos no detalhe. Quem estiver mais concentrado e errar menos, sendo mais efetivo, creio que sairá com a vitória.
Alesson, atacante do Vila Nova
“Vamos conseguir a vitória fora de casa se apresentarmos consistência, se não me engano o Santos (líder) empatou com o lanterna Guarani (na quarta-feira, 21/8), fora de casa, então não existem jogos fáceis, todos são muito complicados. Temos que lutar até o final pelo acesso, e obviamente temos que, urgentemente, voltar a pontuar mais fora de casa e ter um número de vitórias maior, principalmente fora de casa. Vamos buscar a vitória.
Cauan de Almeida, técnico do América
Vila Nova x América: arbitragem
- Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
- Assistentes: Maíra Mastella Moreira (RS) e Leandra Aires Cossette (SP)
- VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)