(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Dia de decisão! América e Cruzeiro se enfrentam neste sábado (22/2), às 16h30, no Independência, em jogo de volta pela semifinal do Campeonato Mineiro. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações do duelo no Mineirão: onde assistir, prováveis escalações e desfalques, os momentos dos times, arbitragem e mais.
A decisão entre Coelho e Raposa está em aberto e promete tons emocionantes. O jogo de ida terminou empatado por 1 a 1, no Mineirão. O time que vencer avança à final. Em caso de nova igualdade, a decisão será nos pênaltis.
Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o América ficou com a vantagem de decidir em casa. O Coelho conta com uma invencibilidade a seu favor – não perde no Independência há 471 dias e aposta no fator casa para chegar à final. Além disso, sustenta um longo tabu diante do Cruzeiro.
São 11 jogos de invencibilidade do Coelho levando em consideração os encontros apenas pelo Mineiro. A última vitória da Raposa foi em 6 de abril de 2019, quando triunfou por 3 a 0 no Mineirão, pela ida da semifinal. Depois, as equipes se enfrentaram pelo torneio em 11 ocasiões: são três empates e oito vitórias americanas.
Na outra semifinal, Atlético e Tombense brigam pela vaga. O Galo venceu o jogo de ida por 2 a 0 e tem a vaga à final encaminhada.
América x Cruzeiro: onde assistir
O clássico pela semifinal do Mineiro terá transmissão na TV aberta e na TV fechada. A partida vai passar na Globo e no Premiere.
América x Cruzeiro: escalações
O América tem apenas dois desfalques para a partida, enquanto o Cruzeiro lida com três baixas.
América
O técnico William Batista tem apenas dois desfalques que estão no departamento médico: o volante Alê e o goleiro Dalberson.
A principal novidade para o América é o retorno do atacante Figueiredo, que se recuperou de lesão na coxa esquerda, e treinou normalmente durante a semana. Ele deve começar como titular, enquanto Adyson deve ficar no banco de reservas.
Nesta semana, o atacante David Lopes, com lesão muscular na coxa direita, iniciou transição física e pode aparecer como opção no banco de reservas.
Por fim, o treinador tem outras duas dúvidas. O meio-campista Benítez disse que ainda convivia com dores por causa da lesão na coxa esquerda – ele saiu do banco para entrar em campo no segundo tempo do jogo de ida com o Cruzeiro. Contudo, ele participou dos treinos e tem chance de começar como titular.
Já o lateral-direito Mariano fez mistério quanto a participação no clássico. Ele ficou de fora da partida ida porque ainda estava aprimorando a condição física. Ele esteve nos treinos e garantiu comprometimento para estar à disposição do técnico o quanto antes.
- Provável escalação do América: Matheus Mendes; Júlio (Mariano), Ricardo Silva, Lucão, Marlon; Miqueias, Cauan Barros e Elizari (Benítez); Figueiredo, Fabinho e Renato Marques
- Desfalques do América: Alê (dores no joelho esquerdo) e Dalberson (lesão no ombro)
Cruzeiro
A principal dúvida sobre a escalação de Leonardo Jardim diz respeito à utilização ou não de Matheus Pereira. Ele esteve fora dos planos do comandante por algumas horas. Isso porque o meio-campista, assim como a diretoria celeste, havia aceitado oferta enviada pelo Zenit, da Rússia.
Além de acenar positivamente à proposta, realizou exames médicos e foi aprovado. Contudo, desistiu de assinar o contrato instantes antes do fechamento da janela de transferência do país europeu e optou por permanecer na capital mineira.
Em meio ao imbróglio, Leonardo Jardim já pensava em como substituir o ‘maestro’ da Raposa. Agora, o tem à disposição, como salientado pelo próprio clube. Matheus Pereira deve ser relacionado, mas, apesar de carregar o status de titular absoluto, pode começar no banco.
A Raposa tem três baixas conhecidas para o clássico. Estão no departamento médico o zagueiro João Marcelo, o meio-campista Japa e o atacante Juan Dinenno.
O atacante Kaio Jorge, que por tempo considerável realizou atividades individuais, foi relacionado para o jogo de ida e deve novamente estar à disposição. O também atacante Lautaro Díaz pode ser novidade. Fora do primeiro confronto enquanto treinava para aprimorar o físico, participou da rotina de treinamentos do clube com os companheiros. Recém-chegado e com condições de jogo, o zagueiro Mateo Gamarra pode integrar a lista pela primeira vez.
- Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Kaiki; Lucas Romero, Matheus Henrique, Eduardo; Dudu, Marquinhos (Matheus Pereira) e Gabigol.
- Desfalques do Cruzeiro: João Marcelo (lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito e passou por cirurgia), Japa (lesão no tendão da coxa esquerda) e Juan Dinenno (cirurgia no ligamento do joelho direito)
América x Cruzeiro: os personagens
“A gente tem tratando no dia a dia como mais um jogo Viemos com pensamento que todo jogo é importante. A gente estudando bastante o Cruzeiro, vem com pensamento muito positivo. Dá sim para passar para a final e acredito que a gente pode levar o titulo, é um time que trabalha muito” – Renato Marques, atacante do América
“A equipe está evoluindo. A gente teve grande volume de jogo (na ida), várias oportunidades de contra-ataques. A gente precisa aproveitar um pouco mais essas oportunidades, encher mais um pouco a área do nosso adversário. É trabalhar, trabalhar para no sábado fazer bom jogo e buscar a classificação… A gente pode chegar lá, jogar bem no Independência também e buscar a classificação. Tenho certeza que vai ter bastante torcedores nossos. A gente só precisa fazer o que o treinador pede” – Dudu, atacante do Cruzeiro
América x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio.
- Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira e Alessandro Alvaro Rocha de Matos
- VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro