Com ruptura de trabalho logo no início da temporada, Cruzeiro e Uberlândia se enfrentam neste domingo (2/2), às 18h30, no Mineirão, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Os times de Belo Horizonte e do Triângulo Mineiro demitiram seus treinadores nos últimos dias, Fernando Diniz e Paulo Roberto Santos, respectivamente, e buscam se adaptar aos novos comandantes de olho na classificação à semifinal do estadual.
O Cruzeiro está perto de anunciar o técnico português Leonardo Jardim, do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Enquanto isso, o time celeste segue sob o comando do auxiliar permanente Wesley Carvalho, que aparentemente melhorou o desempenho da equipe, a qual goleou o Itabirito por 4 a 1, na última rodada do Mineiro.
A Raposa está na liderança do Grupo C, com sete pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota). O Aymorés é o vice-líder, com cinco pontos, seguido de perto pelo Villa Nova, com três. O Pouso Alegre é o lanterna, com dois.
Por sua vez, o Uberlândia fará a estreia do técnico Marcelo Caranhato, de 48 anos, que estava no Luverdense. Ele chega para substituir Paulo Roberto Santos, que foi demitido mesmo com a invencibilidade do time no Mineiro (uma vitória e três empates).
A saída de Santos foi criticada, nas redes sociais, pelos torcedores do Uberlândia, pois consideravam o início de trabalho positivo tanto pelos resultados quanto pela qualidade apresentada pela equipe na parte coletiva. Paulo Roberto Santos se posicionou e disse que o desligamento foi um “livramento”. “Quando você é do bem, Deus te dá esse livramento. Obrigado, Uberlândia Esporte Clube! Gratidão a todos que estiveram ao nosso lado de verdade”, disse.
O Uberlândia está na última posição do Grupo A, com seis pontos, mas colado no líder, o Betim, com oito, que é seguido de perto por Tombense e Atlético, ambos com sete.
Cruzeiro x Uberlândia: onde assistir
- O Premiere transmite, ao vivo, o embate entre Cruzeiro e Uberlândia.
Cruzeiro x Uberlândia: prováveis escalações
Para a partida, o Cruzeiro não terá à disposição o lateral-esquerdo Marlon, que se recupera de quadro de febre e amigdalite, e os atacantes Lautaro Díaz e Kaio Jorge, em trabalhos individualizados de equilíbrio e força.
Kaiki assume a vaga na ala esquerda, ao passo que Marquinhos jogará no posto que seria ocupado por Kaio Jorge. Lautaro ficaria no banco.
- Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Marquinhos, Dudu e Gabigol. Técnico: Wesley Carvalho.
O Uberlândia tem o objetivo de sair de campo com pelo menos um empate para não se distanciar dos líderes do grupo. Para isso, o técnico Marcelo Caranhato deve escalar uma equipe segura na defesa, mas com capacidade de surpreender no ataque. O time do Triângulo Mineiro tem três atletas lesionados: Victor Feitosa, Watson Pires e Renan Mota.
- Provável escalação do Uberlândia: Thiago Braga; Douglas, Glauco, Rayne e Ruan; Jorge Magé, Guilherme Escuro e Michael Paulista; Jean Silva, Alison Mira e Fernandinho. Técnico: Marcelo Caranhato.
Cruzeiro x Uberlândia: personagens
“Sabemos que será um desafio contra um time de qualidade jogando fora de casa. Mas acreditamos no trabalho que temos feito e sei que temos condições de fazer uma boa partida. Vamos entrar em campo para fazer o nosso melhor e buscar um resultado positivo para nossos objetivos na competição”.
Fernandinho, atacante do Uberlândia
“O Cruzeiro trouxe atletas que gostam de ganhar títulos, que têm mentalidade diferente, e os que ficaram também vão ajudar bastante e têm a mentalidade vencedora também. A expectativa é grande para podermos fazer uma ótima temporada”
Kaiki, lateral-esquerdo do Cruzeiro
Cruzeiro x Uberlândia: arbitragem
- Árbitro: Antonio Marcio Teixeira da Silva
- Assistentes: Pablo Almeida Costa e Emílio Junio Nascimento Santos
- VAR: Vinicius Gomes do Amaral