Felipe Fernandes de Lima, árbitro da vitória do Atlético por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, que ocorreu nesse domingo (9/2), no Mineirão, relatou em súmula a revolta de Alexandre Mattos, CEO de futebol da Raposa, no intervalo da partida.
Ao fim do primeiro tempo, as câmeras do Premiere e SporTV mostraram Mattos exaltado em frente à sala do VAR. Àquela altura, pelo menos dois lances polêmicos já tinham ocorrido no duelo: a expulsão do atacante Gabigol por agressão a Lyanco e o ‘pisão’ do próprio zagueiro atleticano no braço de Dudu, da Raposa.
“Relato que no intervalo da partida o senhor Alexandre Mattos, CEO da equipe Cruzeiro SAF, adentrou à sala VOR muito exaltado, impedindo a entrada da equipe de arbitragem na sala (Equipe VAR) e proferindo os seguintes dizeres: “Isso é uma vergonha, vocês não apitam mais jogos do Cruzeiro’”, diz o árbitro mineiro na súmula.
Felipe Fernandes relatou ainda três momentos em que a torcida celeste arremessou copos (seis no total) contendo liquídos em direção aos jogadores do Atlético. Em relação ao cartão vermelho aplicado a Gabigol, ele justificou: “Por praticar uma conduta violento ao atingir o seu adversário (Lyanco) com o antebraço na altura do rosto.”
Mattos deu entrevista coletiva
Após a derrota por 2 a 0 para o Atlético, quem se postou para falar com a imprensa pelo lado celeste foi Alexandre Mattos. O CEO detonou a atuação do VAR, criticou a Federação Mineira de Futebol (FMF), falou com a torcida e prometeu tomar providência.
Mattos falou por cerca de seis minutos com a imprensa. O dirigente ficou na bronca com a arbitragem: “Fatos que vêm acontecendo com o Cruzeiro a longa data. Desde que chegamos aqui, escutamos que o Cruzeiro acumula situações que entende serem maléficas ao clube. Isso vem de anos. A gente buscou acreditar, confiar, conversar, ser profissional como tem que ser. Mas a gente vai aos fatos”.
“Na nossa visão, de maneira proposital. Ou não teve ou o árbitro não quis chamar o VAR. E o VAR teve papel fundamental no jogo de hoje. Dudu foi pisoteado por um companheiro de profissão. Deveria, no mínimo, ser questionada as imagens”
Alexandre Mattos, CEO do Cruzeiro
Cruzeiro apresentou reclamação à FMF
O Cruzeiro ficou bastante insatifeito com a arbitragem do clássico contra o Atlético. Tanto que apresentou queixa formal à Federação Mineira de Futebol (FMF) contra a equipe liderada por Felipe Fernandes de Lima.
A Raposa afirma que “houve um erro grosseiro em lance ocorrido aos 17 minutos do primeiro tempo, quando o VAR deveria ter atuado e indicado a revisão do lance que ocasionaria a expulsão de um atleta adversário”.
O Cruzeiro ainda informou que solicitou à FMF áudios da comunicação entre a equipe do VAR e o árbitro Felipe Fernandes de Lima durante a revisão de lances importantes do jogo, como a expulsão do atacante Gabigol.