O Atlético já chegou a um acordo com o Palmeiras pela venda do atacante Paulinho e a chegada dos volantes Gabriel Menino e Patrick Silva. Mas afinal, o que falta para as partes oficializarem a negociação?
O Galo receberá 18 milhões de euros (R$ 116,1 milhões) pela ida do jogador ao Verdão. Esta parte do negócio é independente e já está assinada, restando apenas a definição do número de Paulinho no novo time.
O que tem atrasado o anúncio das partes é uma questão burocrática envolvendo documentos de Patrick. A informação foi adiantada pelo Nosso Palestra e confirmada pelo No Ataque neste sábado (28/12).
O empresário do atleta ainda aguarda a chegada dos papeis que dizem respeito ao valor da negociação. Até a Ferroviária-SP, clube que o jogador defendeu na base, participa dessa troca de arquivos.
Essa pendência, no entanto, dificilmente afetará a chegada de Patrick ao Atlético. Os três atletas envolvidos, inclusive, já realizaram exames médicos e acertaram os salários com as novas equipes.
As assessorias de comunicação dos clubes aguardam apenas o “ok” das diretorias para realizarem o anúncio e tratam essa questão burocrática como algo simples.
Paulinho deixa o Atlético
A venda de Paulinho ao Palmeiras é a maior da história do clube mineiro em números absolutos, ultrapassando os R$ 77 milhões arrecadados com a ida do meia-atacante Bernard ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em 2013.
Por outro lado, o Atlético perde um dos destaques da equipe nos últimos anos. Contratado livre no mercado no início de 2023, Paulinho encontrou a melhor versão da carreira em Belo Horizonte e marcou 31 gols em 61 jogos na temporada passada.
O jogador chega a São Paulo lesionado. Ele trata de uma cirurgia para tratamento de fratura por estresse na tíbia da perna direita e deverá ficar a disposição entre abril e agosto do ano que vem.
Em 2024, o camisa 10 balançou as redes em 19 oportunidades e foi o artilheiro do time ao lado de Hulk, mesmo tendo atuado com uma fratura por estresse na tíbia da perna direita por seis meses. Ao todo, o atacante contribuiu com 50 gols e 12 assistências em 120 jogos.
Pelo Atlético, Paulinho foi artilheiro da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, além de ter sido convocado pela Seleção em 2023. O atleta de 24 anos deixa a Cidade do Galo como o segundo maior artilheiro do clube na competição continental (14), o quinto no século (50), o terceiro nos pontos corridos da Série A (28), e com dois títulos do Campeonato Mineiro.
Trajetórias de Menino e Patrick
Gabriel Menino foi revelado pelo Palmeiras em 2018 e terá sua primeira experiência fora da Academia. O volante de 24 anos somou 243 jogos, 18 gols e 17 assistências na trajetória pelo alviverde, tendo conquistado duas Libertadores (2020 e 2021), dois Brasileiros (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2020), uma Supercopa do Brasil (2023) e quatro Paulistas (2020, 2022, 2023 e 2024).
Na temporada passada, o jogador disputou 48 dos 67 jogos do time paulista, sendo 15 como titular. Além de atuar no meio-campo, Menino foi acionado na lateral-direita em determinados momentos.
E foi nessa posição que o atleta foi convocado por Tite para a Seleção Brasileira, em 2020. Ele também foi campeão dos Jogos Olímpicos de 2020 pela Canarinho.
Patrick, por sua vez, tem 20 anos e também atua como volante. Capitão do sub-20 do Palmeiras, o jovem ainda não recebeu oportunidades como profissional.
Natural de Juiz de Fora, o mineiro iniciou a trajetória no futebol pelo Volta Redonda-RJ. Antes de chegar ao Porco, em 2022, ainda passou por Cruzeiro e Ferroviária.
Patrick disputou 40 jogos pelo sub-20 do Verdão em 2024, com três gols marcados. Ele e Gabriel Menino disputarão posição com os seguintes nomes no Atlético: Battaglia, Otávio, Fausto Vera, Alan Franco e Paulo Vitor.