O bom desempenho individual de Matheus Pereira com a camisa do Cruzeiro na temporada de 2024 foi recompensado nesta sexta-feira (11/10). O meio-campista foi convocado por Dorival Júnior para representar a Seleção Brasileira contra o Peru, pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.
O camisa 10 é o grande destaque da Raposa neste ano, com 22 participações diretas em gols. Em 48 partidas disputadas até o momento, foram nove tentos anotados e 13 assistências aos companheiros de time.
Matheus Pereira tem a maior nota (7.62) entre os jogadores que atuam no futebol brasileiro no SofaScore, aplicativo especializado em estatísticas. Além dos gols e assistências, são 113 passes decisivos e 68 dribles certos (60% de aproveitamento).
As atuações de encher os olhos dos torcedores celestes – com maior destaque no início do Campeonato Brasileiro – despertaram a atenção de Dorival. O técnico do Brasil já tinha Matheus Pereira no radar há quase dois meses, mas só conseguiu encontrar um espaço na Seleção para o armador com a suspensão de Lucas Paquetá.
Pereira entrará na vaga do meia do West Ham, da Inglaterra, que recebeu o segundo cartão amarelo na vitória brasileira por 2 a 1 sobre o Chile, nessa quinta-feira (10/11), em Santiago, e terá que cumprir suspensão. Sendo assim, ele dará lugar ao ‘maestro’ do Cruzeiro contra o Peru, na próxima terça-feira (15/10), às 21h45, no Mané Garrincha, em Brasília.
Dorival elogiou Matheus Pereira
Logo após a partida, Dorival elogiou Matheus Pereira e afirmou que ele estava no radar da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para convocações futuras, o que se confirmou nesta sexta com o chamado.
“Alguns outros estão sendo observados. Esse menino que você citou (Matheus Pereira) também, por aquilo que vem apresentando dentro do Campeonato Brasileiro. Não só este ano, mas no ano anterior ele também teve um certo destaque”, disse o técnico da Seleção.
Convocação veio em momento de oscilação do meia
A convocação à Seleção Brasileira ocorre no momento de maior oscilação de Matheus Pereira pelo Cruzeiro. Nos últimos 12 jogos da equipe mineira, o jogador de 28 anos contribuiu diretamente com apenas uma assistência.
Foi de Matheus o passe para o primeiro gol de Kaio Jorge pelo Cruzeiro, marcado na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-GO, no Mineirão, em Belo Horizonte, em 1º de setembro, pela 25ª rodada da Série A. Desde então, Matheus passou em branco nas últimas cinco apresentações.
Antes disso, o jogo com maior brilho de Matheus foi na vitória cruzeirense por 3 a 0 sobre o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela primeira rodada do returno. Na oportunidade, o armador deu duas assistências – uma para Lautaro Díaz, enquanto estava deitado no gramado, e outra para Álvaro Barreal.
Apesar da instabilidade recente, ele segue como peça fundamental da equipe na briga pelo título da Copa Sul-Americana e pelas primeiras colocações do Brasileirão. A Raposa está na semifinal da competição internacional e na oitava posição, com 43 pontos, na Primeira Divisão.