O novo pareceu o velho. Na estreia do técnico Lisca, nesta terça-feira (3/9), o América seguiu com os mesmos problemas de criação que apresenta há algum tempo na Série B do Campeonato Brasileiro e perdeu por 1 a 0 para o Mirassol, no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, pela 24ª rodada.
Com o resultado, o Mirassol chegou aos 42 pontos e assumiu a segunda posição – o líder é o Novorizontino, que soma 43. Já o América permanece com 35, em oitavo, e se vê a quatro de diferença para o Vila Nova, que abre o G4 com 39 pontos.
O América iniciou a partida com a estratégia de pressionar a saída de bola do Mirassol, mas o resultado não foi positivo, já que a pressão ocorria de forma desorganizada. O Mirassol se aproveitou disso para construir, desde a defesa, a jogada do primeiro gol. Após o 1 a 0, o Coelho teve mais a bola, mas sem muita efetividade.
O roteiro se repetiu em grande parte da segunda etapa: muita posse e pouca criação. Como o Mirassol também não fez muita questão de ter o protagonismo, o time mineiro não sofreu defensivamente. No fim da partida, o Coelho teve maior volume, mas não conseguiu chegar ao empate.
Próximos jogos
O América volta a campo a partir das 18h30 do domingo (8/9), contra o Guarani, no Independência. No sábado (7), às 18h, o Mirassol recebe o Amazonas no Estádio José Maria de Campos Maia. Ambos os jogos serão válidos pela 25ª rodada da Série B.
O jogo
Mesmo jogando fora de casa, o América iniciou a partida pressionando a saída de bola do Mirassol, especialmente quando ela estava nos pés dos zagueiros adversários, na tentativa de forçar um lançamento direto para o ataque.
Entretanto, nos momentos em que um dos volantes do time paulista descia para auxiliar na saída, a pressão do Coelho se desorganizava – já que os meias não subiam com os atacantes -, e o Leão conseguia chegar ao ataque. Foi assim que saiu o primeiro gol.
Após trocar passes desde a defesa, o Mirassol construiu jogada pelo lado direito do ataque. O meia Danielzinho cruzou para área e Dellatorre, tomando à frente dos zagueiro do América, cabeceou para o fundo do gol: 1 a 0.
Atrás no placar, o Coelho buscou manter a bola e explorar jogadas pelos lados e cruzamentos para conseguir chegar à área do Mirassol. Os donos da casa, já sem ficar tanto com a posse, apostou nos contra-ataques.
Já no fim da primeira etapa, o atacante Matheus Davó teve a grande oportunidade para os mineiros. O atacante carregou a bola sozinho do meio-campo até a área do Mirassol, mas, ao chutar, viu o goleiro Vanderlei fazer uma grande defesa.
Segundo tempo
O América voltou para o segundo tempo com uma estratégia diferente, tentando trocar mais passes pelo meio em vez de abusar das jogadas pelas laterais, como no primeiro tempo. Com os meio-campistas, principalmente Alê e Felipe Amaral, mais ativos na marcação, a pressão alta também melhorou.
A presença no campo de ataque, entretanto, não se refletia em grandes chances criadas. Ao América, faltava alguém com maior poder de criação – problema que a equipe carrega desde a lesão do meia Martín Benítez.
O técnico Lisca fez substituições mais ofensivas, colocando até um atacante no lugar de um volante – Adyson na vaga de Amaral -, mas o time seguiu sem brilho. A presença de Jonathas dentro da área era superada pelos cortes da defesa paulista.
Na reta final da partida, o América partiu para o ‘abafa’ e exigiu boas defesas do goleiro Vanderlei. Com chutes de fora da área e cruzamentos, flertou com o empate, que não ocorreu.
Mirassol 1 x 0 América
Mirassol
Vanderlei; Lucas Ramon, João Victor, Luiz Otávio e Zeca (Lucas Gazal, aos 32 do 2ºT); Rodrigo Andrade (Neto Moura, aos 32 do 2ºT), Danielzinho e Gabriel (Isaque, aos 20 do 1ºT; Alex Silva, aos 23 do 2ºT); Iury Castilho, Fernandinho (Marquinhos, aos 23 do 2ºT) e Dellatorre. Técnico: Mozart.
América
Elias; Daniel Borges, Ricardo Silva, Éder e Marlon (Nicolas, no intervalo); Juninho, Alê e Felipe Amaral (Adyson, aos 24 do 2ºT; Vinícius (Jonathas, no intervalo), Matheus Davó (Renato Marques, aos 46 do 2ºT) e Fabinho (Daniel Júnior, aos 24 do 2ºT). Técnico: Lisca.
Cartões amarelos: Isaque (Mirassol); Marlon, Éder, Daniel Júnior (América)
Gols: Dellatorre (Mirassol, aos 11 do 1ºT),
Motivo: 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio José Maria de Campos Maia, Mirassol (SP)
Data: 3/9/2024 (terça-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
Assistentes: Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF) e Rener Santos de Carvalho (AC)
VAR: Rafael Traci (PR)