O lateral-direito Natanael chega ao Atlético após ser um dos destaques do Coritiba na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas quais são as principais características do jovem de 23 anos? O No Ataque detalha, a seguir, as qualidades do jogador e comparação em números com Saraiva, concorrente da posição.
O Galo venceu a concorrência do São Paulo para acertar a chegada do lateral. Natanael foi revelado pelo Coxa em 2020 e somou três gols e 12 assistências em 183 jogos desde então.
O lateral tem 1,75m e já foi utilizado até pela esquerda nos primeiros anos da carreira. O Atlético ainda não oficializou a contratação, mas relacionou o jogador para a viagem aos Estados Unidos porque faltam apenas “detalhes burocráticos.
As características de Natanael
O jornalista Guilherme Almeida, que acompanhou a trajetória de Natanael no Coritiba, detalhou ao No Ataque como foi a passagem do lateral pelo clube.
“O Natanael começou a ganhar destaque em 2021, no ano que o Coxa subiu à Série A. Na época, ele era muito elogiado pela torcida, especialmente porque teve a venda do Yan Couto mais ou menos no mesmo período”, afirmou.
Na visão de Guilherme, Natanael teve altos e baixos no time paranaense, mas terminou o ano passado com um bom desempenho sob o comando do técnico Jorginho.
“Ele foi muito importante no time que subiu e continuou assim em 2022. Nas últimas temporadas, apesar de ter feito uma grande média de jogos, ele já não era unanimidade. Em 2024, teve bastante oscilação, e a torcida do Coxa começou a pegar ‘birra’. Ele melhorou após o Jorginho assumir o comando e terminou a Série B um pouco melhor”, analisou.
O jornalista entende que o atleta é um lateral mais ofensivo, ainda que se destaque no número de desarmes.
“Ele teve alguns problemas defensivos, mas melhorou bem, é um jogador que desarma bastante. Também chega bem no ataque, mas ainda precisa melhorar nos cruzamentos. Particularmente, apesar de estar mais equilibrado nos últimos anos, eu considero ele mais ofensivo”, opinou.
Quem será o lateral-direito titular do Atlético?
Natanael chega para concorrer com Saravia por uma vaga no time titular. Ambos se apresentam como laterais equilibrados, mas se destacam em números defensivos.
Compare, abaixo, os números dos concorrentes:
Natanael (Série B de 2024) x Saravia (Série A de 2024)
- Gols: 2 x 0
- Assistências: 2 x 0
- Bolas longas: 1.7 (45,2%) x 2.1 (40,1%)
- Cruzamentos: 0.9 (24,8%) x 0.5 (28,3%)
- Interceptações: 0.7 x 0.8
- Desarmes: 1.9 x 2.7
- Dribles sofridos: 0.5 x 1.5
- Cortes: 1.9 x 1.4
- Dribles certos: 0.3 (44%) x 0.3 (24,3%)
- Duelos ganhos no chão: 3.4 (59,9%) x 4 (48,3%)Duelos aéreos ganhos: 1.3 (52,8%) x 1 (50,8%)
- Perda de posse de bola: 14.5 x 11.5
A notícia Natanael no Atlético: conheça o lateral e compare números com Saravia foi publicada primeiro no No Ataque por Samuel Resende