(foto: Evelyn Cris/Divulgação)
O brasileiro Theo Cadena, com apenas 12 anos, já tem uma bagagem de títulos importantes no taekwondo, esporte que ele iniciou aos três anos. Tricampeão brasileiro de taekwondo, seu maior feito ocorreu neste mês de fevereiro, quando venceu, no dia 15, o US Open 2025, no Centro de Convenções Reno-Sparks, em Nevada, nos Estados Unidos, e, na semana seguinte, o Grand Slam, na Arena Carioca do Centro Olímpico, no Rio de Janeiro, no último dia 18.
“Venho me preparando desde o ano passado. Não tive férias dos treinos e meus treinadores estiveram comigo o tempo todo. Batalhamos muito para chegar até a final. Foram duas competições duras, com lutas difíceis, mas fiquei muito feliz com os títulos”, disse a jovem promessa.
Na primeira competição, que reuniu, nos Estados Unidos, alguns dos melhores atletas de taekwondo do mundo, o mineiro de Belo Horizonte lutou seis vezes no mesmo dia e permaneceu no ginásio por 11 horas.
Theo enfrentou competidores norte-americanos, um mexicano e um da Polinésia Francesa. Na maior parte das lutas, ganhou de PTG – sigla para vitória por diferença de pontos. No caso, isso ocorre quando um competidor faz 12 pontos de diferença sobre o outro, e a luta termina antes do tempo previsto.
No Grand Slam, no Rio, que reuniu os melhores na modalidade do Brasil, Theo Cadena venceu garotos do Rio Grande do Sul e do Paraná. Com esse título, garantiu uma vaga no Campeonato Mundial Escolar (Gymnasiade), que será realizado na Sérvia, de 4 a 14 de abril, e outra no Mundial de Cadetes, nos Emirados Árabes Unidos, de 10 a 14 de maio.
Desde 2024, Theo integra a Seleção Brasileira de Taekwondo e treina em média quatro horas por dia no ginásio da equipe, em São Caetano do Sul, interior de São Paulo. Seus técnicos, os irmãos Clayton e Reginaldo dos Santos, fazem parte da TwoBrothersTeam, equipe referência de atletas de taekwondo.
Mesmo com a rotina pesada, que envolve treinamentos no Brasil e no exterior, e um plano alimentar estratégico, ele frequenta a escola e consegue cumprir os conteúdos exigidos.
Sem patrocínio
Atualmente, Theo Cadena é o atleta mais novo da TwoBrotherTeam a ter vaga garantida no Mundial de Cadetes.
Mesmo com tantos títulos e uma carreira vitoriosa, Theo e sua família tem um novo desafio pela frente: conseguir patrocínio para arcar com os custos das competições no exterior.
“As despesas são todas por conta do atleta. É muito difícil ter algum apoio financeiro das entidades esportivas, especialmente nas categorias de base”, explica a mãe do atleta, Evelyn Cris.
O atleta agora continua os treinos para as próximas competições.