Mineira de Espinosa, no Norte de Minas Gerais, a jogadora de vôlei de praia Ana Patrícia foi uma das porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, neste domingo (11/8).
Ela dividiu a responsabilidade com a parceira Duda. A dupla conquistou a medalha de ouro na Olimpíada nessa sexta-feira (9/8) ao bater as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson, no Estádio Torre Eiffel.
Ana Patrícia e Duda foram escolhidas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para a função de carregar a bandeira após o título olímpico.
“Duda e Ana Patrícia representaram com excelência os principais valores olímpicos e nos encheram de orgulho. Quebraram um jejum de ouros para o Brasil no vôlei de praia que perdurava por 28 anos, desde o histórico título de Jackie Silva e Sandra Pires em Atlanta 1996. O bandeira brasileira está em excelentes mãos”, justificou Paulo Wanderley, presidente do COB.
Duda e Ana Patrícia em Paris 2024
A medalha de ouro coroa a campanha perfeita de Duda e Ana Patrícia no vôlei de praia: sete vitórias em sete jogos. Dupla número 1 do ranking mundial, as brasileiras chegaram a Paris como favoritas ao pódio. E confirmaram as expectativas.
Campanha de Duda e Ana Patrícia em Paris 2024
- Duda/Ana Patrícia 2 x 0 Marwa/Elghobashy (Egito) – Grupo A
- Duda/Ana Patrícia 2 x 0 Liliana/Paula (Espanha) – Grupo A
- Duda/Ana Patrícia 2 x 0 Gottardi/Menegatti (Itália) – Grupo A
- Duda/Ana Patrícia 2 x 0 Akiko/Ishii (Japão) – Oitavas de final
- Duda/Ana Patrícia 2 x 0 Tina/Anastasija (Letônia) – Quartas de final
- Duda/Ana Patrícia 2 x 1 Mariafe/Clancy (Austrália) – Semifinal
- Duda/Ana Patrícia 2 x 1 Melissa/Brandie – Final