O Minas venceu a sétima partida seguida na Superliga Masculina de Vôlei e colou no líder Cruzeiro. Na noite desta quinta-feira (12/12), na Arena UniBH, em Belo Horizonte, a equipe minas-tenista bateu o Suzano por 3 sets a 2 (25/21, 22/25, 25/23, 19/25 e 15/8), em jogo da nona rodada do torneio nacional.
Com a vitória no tie-break, o Minas segue em terceiro, mas se aproximou, de vez, dos líderes da Superliga. Com 22 pontos em nove partidas, a equipe minas-tenista está um ponto atrás do Cruzeiro e tem a mesma marca do Campinas, que tem uma vitória – e por isso está em segundo – e um jogo a mais. Já o Suzano subiu para quinto, com 13 pontos em dez compromissos.
O próximo jogo do Minas será um clássico mineiro válido pela 11ª rodada da Superliga, que marca o encerramento do primeiro turno. Em 18 de dezembro (quarta-feira), às 21h30, o Minas duela com o Praia Clube no Centro de Treinamento da Prefeitura, em Uberlândia. Já o Suzano recebe o São José, em casa, em 23 de dezembro, às 18h30.
O jogo
O técnico Guilherme Novaes escalou o Minas com Isac, Kelvi, Paulo, Wilian, Samuel, Gustavo (Javad) e Maique. Já o Suzano do treinador Peu esteve em quadra com Maicon, Wennder (Pedrosa), Daniel, Gabriel Pessoa, Sabino, Bieler e Brendle.
O primeiro set já mostrou que seria equilibrado logo no início. O Minas até aproveitou o apoio do torcedor e marcou os quatro primeiros pontos, mas o Suzano respondeu e fez os quatro pontos seguintes, empatando a partida. Excluindo esse início, a disputa foi muito parelha, apesar da liderança minas-tenista. A vantagem máxima foi de três bolas durante a parcial, e a equipe mineira só abriu uma vantagem maior para garantir a vitória: 25 a 21.
Já o segundo set teve uma trajetória diferente. O Minas até liderou a parcial – até o 12º ponto -, mas não conseguiu se impor e viu o Suzano crescer com uma série de cinco dos sete pontos entre o empate de 13 a 13 e a vitória parcial por 18 a 15. Depois disso, os times trocaram pontos até a última bola, que decretou o triunfo dos paulistas: 25 a 22.
A terceira parcial ficou marcada pela resiliência do Minas. Quando estava perdendo por 6 a 3, Guilherme Novaes pediu técnico, e a passagem seguinte de Kelvi no saque rendeu seis pontos seguidos, virando para 9 a 6. Já no fim do jogo, o Suzano retomou a liderança do placar em 21 a 20, mas Samuel teve ótima sequência de pontos. Dois ataques e um ace, principalmente, do oposto garantiram a virada no fim dos donos da casa: 25 a 23.
Com a necessidade de vencer para sobreviver no confronto, o Suzano liderou boa parte da parcial, que foi equilibrada. Só que a sequência de quatro bolas seguidos entre 17 a 16 e 21 a 16 definiu o triunfo do time paulista. Tanto que o restante do set foi apenas com trocas de pontos até os visitantes fecharem: 25 a 19.
Enquanto todos os sets anteriores foram equilibrados, o tie-break teve um domínio surpreendente do Minas. Os donos da casa mostraram a sua força desde o início, marcou os primeiros seis pontos – a terceira bola no chão foi após um movimento impressionante de Isac na rede -, e a vitória foi tranquila: 15 a 8.