O técnico Gabriel Milito tentará, pelo Atlético, vencer o Fluminense pela primeira vez na carreira e superar o ‘trauma’ de 2023. Quando ainda estava no comando do Argentinos Juniors, o comandante alvinegro viu a equipe cair nas oitavas de final da Copa Libertadores justamente para o rival do Galo nas quartas de final da atual edição.
O ‘Bicho Colorado’, como é conhecido o clube argentino, saiu na frente com Gabriel Ávalos na ida, no Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires. A equipe teve chances de ampliar e chegou a ficar com um a mais por 20 minutos no segundo tempo, quando Marcelo foi expulso.
No entanto, o time de Milito não conseguiu ampliar o placar e viu o goleiro Martín levar cartão vermelho aos 31’. Aos 42’, Samuel Xavier, ex-lateral do Atlético, acertou lindo chute de fora da área e igualou o placar.
Eliminação traumática
Uma semana depois, as equipes se reencontraram no Maracanã e ficaram no empate até os 40 minutos do segundo tempo, quando Samuel Xavier, mais uma vez, fez um belo gol. Já nos acréscimos, Jhon Kennedy aproveitou contra-ataque para ampliar e selar a classificação do tricolor. Assista aos gols e melhores momentos no vídeo abaixo:
A equipe, então comandada por Fernando Diniz, ainda eliminou o Olimpia-PAR, o Internacional e o Boca Juniors no caminho da “Glória Eterna”.
O desempenho pelo Atlético
Milito assumiu o Atlético nesta temporada e enfrentou o Fluminense nos dois turnos do Brasileiro. No Rio de Janeiro, viu o time levar dois gols, mas contou com um jogo inspirado de Vargas para buscar o empate.
O cenário se repetiu no segundo turno, mas dessa vez o Galo não conseguiu igualar o marcador. Já sob o comando de Mano Menezes, o Tricolor Carioca marcou com Serna e Arias e não deu chances para o rival no Mineirão: 2 a 0.
Retrospecto dos times de Milito contra o Fluminense
- Atlético 0 x 2 Fluminense (Brasileiro de 2024)
- Fluminense 2 x 2 Atlético (Brasileiro de 2024)
- Fluminense 2 x 0 Argentinos Juniors (oitavas da Libertadores de 2023)
- Argentinos Juniors 1 x 1 Fluminense (oitavas da Libertadores de 2023)
Com ‘fome’ de revanche, Milito reencontra o Fluminense pelo Atlético na quarta-feira, às 19h, no Maracanã, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Para isso, o treinador conta com uma façanha dos mineiros sobre os cariocas: o alvinegro nunca foi eliminado em quatro confrontos diretos entre as equipes em um torneio mata-mata.