De volta da Seleção Brasileira, Matheus Pereira se prepara para o 49º jogo pelo Cruzeiro na temporada. O meia-atacante tem números positivos em 2024, mas vive seca nos últimos meses. A última vez que o camisa 10 balançou as redes foi em julho.
O jejum pode ser quebrado na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cruzeiro e Bahia se enfrentam na sexta-feira (18/10), a partir das 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Pereira retornou ao clube após servir o Brasil na 10ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O atleta estreou pela Seleção no segundo tempo da vitória por 4 a 0 sobre o Peru, terça-feira, no Mané Garrincha, em Brasília.
Matheus Pereira caiu de rendimento no segundo turno do Brasileirão
Matheus tem 48 jogos, nove gols e 13 assistências pela Raposa. Das 22 participações, 17 ocorreram no primeiro semestre, quando o jogador apresentou o seu melhor desempenho no ano.
O último gol de Pereira foi na vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o RB Bragantino, em 17 de julho, no Independência, pela 17ª rodada da Série A.
Desde então, o camisa 10 entrou em campo 15 vezes com a camisa celeste e distribuiu três assistências. O último passe a gol saiu no triunfo por 3 a 1 sobre o Atlético Goianiense, em 1º de setembro, no Mineirão, pela 25ª rodada.
Seca de Matheus Pereira reflete momento negativo do Cruzeiro
A oscilação de Matheus reflete o momento do Cruzeiro, que vem mal no segundo turno. Em dez jogos, o time venceu duas vezes, empatou quatro e perdeu outras quatro.
Insatisfeita com a falta de bons resultados no Brasileirão, a diretoria do clube optou por demitir o técnico Fernando Seabra no fim de setembro. Ele foi substituído pelo xará Fernando Diniz. A Raposa ainda não venceu sob o comando do novo treinador.
Foram dois empates e uma derrota em três partidas. No primeiro duelo, o Cruzeiro ficou no 1 a 1 com o Libertad, do Paraguai, e selou a classificação à semifinal da Copa Sul-Americana. Esse foi o mesmo resultado do confronto com o Vasco, pela 28ª rodada da Série A. Os dois jogos foram disputados no Mineirão.
Em 3 de outubro, a equipe estrelada perdeu por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 29ª rodada. Após a derrota, o Cruzeiro iniciou uma sequência de 15 dias sem compromissos por causa da pausa para a Data Fifa.
A Raposa agora está em oitavo lugar na tabela, com 43 pontos, fora a zona de classificação à Copa Libertadores. Se não melhorar essa performance, o time corre risco de não disputar a próxima edição do torneio. Essa vaga pode ser obtida por meio de boa colocação no campeonato ou de título na Sul-Americana.
Raposa disputará semifinal da Sul-Americana na próxima semana
Voltar a jogar bem é essencial para o Cruzeiro. Depois do jogo contra o Bahia, os mineiros terão pela frente um embate decisivo com o Lanús, da Argentina.
A partida de ida da semifinal da Sul-Americana será disputada na quarta-feira que vem, às 19h, no Mineirão. Os rivais fecham a série na semana seguinte, no mesmo horário, no estádio Ciudad de Lanús, em Buenos Aires.
Para passar do Lanús, o Cruzeiro precisará de boas atuações de Pereira, que é o líder técnico da equipe. Principal goleador e assistente da temporada, o camisa 10 é o jogador mais criativo do elenco celeste e ainda não marcou no mata-mata da Sul-Americana.
Pereira fez dois gols e deu duas assistências em seis partidas na fase de grupos, mas passou em branco contra Boca Juniors, da Argentina, nas oitavas; e Libertad, do Paraguai, nas quartas.