(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Matheus Pereira aceitou, nesta quinta-feira (20/2), oferta do Zenit, da Rússia, e deixará o Cruzeiro. O meio-campista tinha contrato até junho de 2026.
O clube europeu entregou a proposta ao staff do jogador nessa terça-feira (18/2) com certa pressa, já que a janela de transferências no país fecha às 18h59 desta quinta-feira. No início do mês, Matheus Pereira havia dito que tinha o desejo de se transferir ao velho continente para criar o filho.
Ao No Ataque, fonte ligada ao clube celeste relatou que o negócio gira em torno de 14 milhões de euros. A Raposa detém 50% dos direitos econômicos do jogador – a outra metade pertence ao Al Hilal, da Arábia Saudita.
Para o próximo compromisso, o técnico Leonardo Jardim terá de pensar uma maneira de suprir a ausência do camisa 10 – neste sábado (22/2), o Cruzeiro visita o América no Independência, em Belo Horizonte, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro.
O aceite de Matheus Pereira ao Zenit foi inicialmente informado pelo Ge e confirmado pelo No Ataque. No momento da publicação desta reportagem, o camisa 10 realizava os últimos exames – em caso de aprovação, será confirmado como reforço do clube russo.
Matheus Pereira no Cruzeiro
Titular absoluto, Matheus Pereira participou, em 2025, de nove partidas, considerando os amistosos de pré-temporada e os duelos pelo Campeonato Mineiro – responsável por um gol e uma assistência.
Ele chegou em Belo Horizonte em julho de 2023, emprestado pelo Al Hilal, da Arábia Saudita. Em meados de 2024, a Raposa exerceu o direito de compra de 50% dos direitos do jogador por aproximadamente R$ 30 milhões. Maestro do meio campo, deixa Minas Gerais com 81 partidas oficiais, 12 gols e 17 assistências.
O meio-campista também já atuou por Sporting, GD Chaves, de Portugal; Nurnberg, da Alemanha; West Bromwich, da Inglaterra; Al Hilal, da Arábia Saudita; e Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos.