(foto: William WEST / AFP)
A meio-campista Marta celebra nesta quarta-feira (19/2) o aniversário de 39 anos. A Rainha recebeu homenagens da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e de companheiras da Seleção. O futuro com a camisa verde e amarela, contudo, segue incerto.
Reconhecida como uma das maiores jogadoras do mundo, Marta não veste a camisa do Brasil desde a Olimpíada de Paris, quando conquistou a medalha de prata. A atleta anunciou que não jogaria pela Seleção a partir de 2025 e tem cumprido a palavra até o momento.
Nas últimas convocações do técnico Arthur Elias, a meio-campista esteve ausente. O número 10 desde então tem sido usado por Duda Sampaio, meia do Corinthians.
“(Marta) Pode voltar a aparecer. Se a Copa América fosse agora, ela estaria convocada porque para a Copa América nós vamos trazer as jogadoras que estejam desempenhando o melhor nos seus clubes, que sejam identificadas com as ideias da Seleção”, afirmou, em novembro de 2024, Arthur Elias.
Apesar da declaração sobre a despedida da Seleção, a Copa do Mundo de 2027 pode fazer Marta voltar atrás. A competição será disputada no Brasil, um evento inédito para o país.
E, mesmo em fase final de carreira, Marta continua atuando pelo Orlando Pride em alto nível. A brasileira ampliou o vínculo com o clube estadunidense até o fim de 2026 depois de liderar a equipe como capitã nas conquistas do NWSL Shield e do Campeonato da NWSL na última temporada.
Marta acumulou 11 gols e uma assistência em 26 jogos na liga estadunidense em 2024.