Aos 62 anos, o técnico Mano Menezes conhece como poucos os perigos de um confronto eliminatório. Também por isso, na preparação do Fluminense para o jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores contra o Atlético, vencido pelo Tricolor das Laranjeiras (1 a 0) nessa quarta-feira (18/9), o experiente treinador gaúcho usou uma vitória do Galo como exemplo para alertar seus comandados no clube carioca.
No Maracanã, o Fluminense contou com gol de Lima, aos 41 minutos do segundo tempo, para vencer o Atlético. Mesmo em situação de certa pressão vinda das arquibancadas, os donos da casa tiveram paciência para construir a jogada decisiva desde a defesa.
Esse cenário foi trabalhado por Mano também por meio do diálogo na prévia da partida. O técnico tomou como exemplo a vitória do Galo sobre o São Paulo (1 a 0) no MorumBis, em confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Na concepção do treinador, a pressa pelo gol como mandante pode, por vezes, levar uma equipe à exposição excessiva no setor defensivo. Nesse cenário, o Tricolor Paulista acabou cedendo contra-ataque ao Atlético e, após cometer falta, sofreu gol na reta final do embate na “Terra da Garoa”.
“Acho que o maior mérito da equipe é fazer uma jogada trabalhada da defesa até o ataque no último minuto do jogo. Isso sim é mérito, porque a tendência nessa hora é você querer apressar. O torcedor fica ansioso, quer te empurrar, e às vezes você comete escolhas erradas. A equipe foi bem porque teve essa maturidade”, analisou Mano Menezes.
“A gente conversou sobre isso. Até usamos como exemplo o jogo do São Paulo e Atlético Mineiro no MorumBis, que provavelmente o jogo esteve nesse momento também. Na ânsia de buscar a vitória, às vezes você sofre um gol de contra-ataque. Então, essa maturidade da equipe tem a ver com tudo o que ela conquistou nos últimos tempos. Por isso ela está nesse estágio”, revelou em coletiva após o triunfo sobre o Galo.
As equipes voltarão a se enfrentar na próxima quarta-feira (25/9), a partir das 19h, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Em vantagem na eliminatória, o Fluminense jogará por um empate para avançar às semifinais da Libertadores. Já o Galo precisará de uma vitória por dois gols de diferença para se classificar – ou por um tento de vantagem para levar a decisão da vaga aos pênaltis.