Mackenzie Dern protagonizou um momento fofura no UFC na noite deste sábado (11/1). Depois de vencer Amanda Ribas na luta principal do UFC Vegas 101, ela recebeu a filha no octógono mais badalado do mundo para comemorar o triunfo no peso-palha feminino. A pequena carregava uma pelúcia do anime Pokémon. A cena rapidamente viralizou nas redes sociais.
Na coletiva de imprensa após o UFC Vegas 101, Mackenzie foi questionada sobre como foi a sensação de celebrar uma vitória tão importante ao lado da filha.
“No momento que venci ela estava chorando. Eu a chamei [para o octógono] e ela disse que não. É muita adrenalina para todos que estão envolvidos. Mas ter a mão levantada com ela, é um daqueles momentos que justifica estar aqui depois de algumas derrotas”, comentou.
Família como motivação
A lutadora de dupla nacionalidade (norte-americana e brasileira) também destacou os desafios de lidar com as críticas e a importância de ter a família como motivação.
“Os fãs podem ser brutais. Uma hora eles te amam e depois te odeiam. No outro dia te amam novamente. Então estou atrás dos meus sonhos e é importante para mim ter ao meu lado quem me motiva. Quero dar a ela uma boa vida e que ela seja inspirada, não importa o que ela queira fazer”, destacou.
Mackenzie, no entanto, brincou que prefere ver a filha longe de uma carreira nas lutas no futuro. “Só espero que não seja lutando. Não quero nem imaginar minha filha sendo golpeada na cara. Mas você tem que ir atrás dos seus sonhos”, concluiu a atleta.
Trajetória no jiu-jitsu
Mackenzie Dern é uma faixa-preta de jiu-jitsu e lutadora de MMA amplamente reconhecida como uma das maiores grapplers femininas de sua geração.
Filha do faixa coral multicampeão Wellington Megaton Dias, Mackenzie começou a competir na divisão adulta aos 14 anos e conquistou diversos títulos importantes ainda na adolescência.
Entre suas principais conquistas no adulto estão o ADCC (2015), o Mundial da IBJJF (2015), o Mundial No-Gi (2015), e o Pan-Americano da IBJJF (2015 e 2016).
Antes de fazer a transição para o MMA, ela treinou sob a supervisão de seu pai, acompanhada de Royler Gracie e Letícia Ribeiro, consolidando-se como uma das atletas mais completas da modalidade.
Mackenzie Dern rumo ao cinturão?
Com a vitória diante de Amanda Ribas, Mackenzie Dern dá um passo importante rumo ao Top 5 do peso-palha e se aproxima de uma possível disputa pelo cinturão. Ela figura hoje na sexta colocação do ranking da categoria no UFC atrás de Amanda Lemos, Jéssica Andrade, Virna Jandiroba, Yan Xiaonan e Tatiana Suarez. A dona do cinturão é a chinesa Zhang Weili.
Agora, Mackenzie tem 20 lutas de MMA na carreira, sendo 15 vitórias (oito por finalização e sete por decisão dos juízes) e cinco derrotas.