Existem limites para o chamado trash talk, famosas provocações entre lutadores para promover um evento?
A questão surgiu nesta segunda-feira (20/1), quando o lutador russo Magomed Ankalaev fez menção a uma doença crônica de um campeão brasileiro do UFC para provocá-lo nas redes sociais.
O alvo de Ankalaev foi Alex Poatan Pereira, dono do cinturão dos meio-pesados do UFC.
No UFC 313, marcado para o dia oito de março, em Las Vegas, os dois se enfrentarão valendo o título da categoria até 93 kg.
“Ele [Poatan] vai a todas as lutas do UFC para conseguir álcool de graça e aparecer nas câmeras. Por outro lado, eu tenho treinado muito. Em oito de março, o álcool não vai te ajudar”, provocou o lutador russo.
Poatan superou alcoolismo
Considerado uma doença crônica e multifatorial pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o alcoolismo é um adversário “nocauteado” por Alex Poatan em sua trajetória de superação rumo ao estrelato no UFC.
Médicos alertam que e doença é incurável, porém, possui tratamento e pode ser devidamente controlada.
Em uma entrevista publicada em 2023, o campeão dos meio-pesados contou que começou a beber aos 12 anos.
O consumo excessivo persistiu até a vida adulta, mesmo quando ele já lutava em alto nível nos eventos de kickboxing.
“Em 2012 eu tinha lutado no Brasil e perdi essa luta, não treinei direito, a bebida me atrapalhou e foi onde eu falei ‘tenho que parar, se não parar não vou pra canto nenhum’”, ressaltou Poatan à ESPN.
A batalha de Poatan foi árdua e exigiu persistência. “Fiquei quatro anos tentando parar de beber. Fiquei quatro anos na luta, na porrada, pra sair da bebida. Com quatro anos eu consegui. Muito difícil ainda, mas tive melhores resultados e parei há 10 anos, tem 10 anos que não bebo nada”, completou.
Fãs de Poatan reagem contra Ankalaev
Diante da declaração acintosa de Ankalaev, diversos fãs de Alex Poatan reagiram nas redes sociais contra o lutador russo.
“Todos conhecem a história de Poatan com o álcool, as dificuldades que ele enfrentou e como isso quase lhe custou a vida. Fazer uma piada sobre algo tão sério é desrespeitoso, especialmente considerando o quanto isso moldou sua jornada”, escreveu um fã.
“Tirar sarro de algo que quase fez Alex morrer e que levou anos para ser superado é um novo recorde. Ankalaev, espero que o carma o alcance”, alertou outro.
“Cara, você falando sobre o alcoolismo e a maior conquista dele é ter saído dessa. Isso é um grande erro, é como falar sobre a família de Khabib [Nurmagomedov], mano. Você não deve falar sobre essas coisas ou pode acabar como Connor [McGregor]”, aconselhou mais um.
Onde buscar ajuda?
Existem diversas formas de tratamento e apoio para quem está lidando com o alcoolismo. Abaixo, destacamos algumas das principais opções no Brasil:
- CAPS (Centros de Atenção Psicossocial)
- Os CAPS são unidades de saúde públicas que oferecem tratamento para pessoas com transtornos mentais e dependência química.Eles disponibilizam acompanhamento psicológico, terapias em grupo e apoio para recuperação. Existem diferentes tipos de CAPS, e muitos deles oferecem serviços específicos para o tratamento do alcoolismo.
- AA (Alcoólicos Anônimos)
- O programa de apoio mutuo Alcoólicos Anônimos (AA) é uma das organizações mais conhecidas no Brasil e no mundo. Ele oferece encontros gratuitos e confidenciais para pessoas que desejam parar de beber. O AA segue o princípio dos 12 passos, que visa ajudar os indivíduos a reconhecerem o problema e buscarem ajuda na comunidade.
- Ambulatórios de dependência química
- Vários hospitais e unidades de saúde no Brasil possuem ambulatórios especializados em tratamento para dependência de substâncias, incluindo o álcool. Esses serviços geralmente oferecem atendimento psicológico, médico e acompanhamento para recuperação.